Skip to main content

A cirurgia de prótese de mama é a cirurgia plástica mais realizada no Brasil e no mundo. No ano de 2018 foram realizados 330 mil procedimentos nos Estados Unidos segundo as estatísticas da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética (ASAPS). O aumento das mamas melhora muito a autoestima das mulheres, fazendo com que se sintam melhores vestidas e mais confiantes no dia a dia. 

Durante os últimos anos as próteses têm evoluído muito, e estão cada vez mais resistentes e duradouras. As próteses que antigamente tinham um “prazo de validade” de dez anos já não o têm mais, sendo possível acompanhá-las por exames de rotina por um longo período.

Primeiramente, você quer ter uma mama mais natural ou um decote mais marcado? Existem dois formatos de prótese de silicone, as redondas e as anatômicas (ou em gota). As mais utilizadas em cirurgia estéticas são as redondas, que deixam a parte superior da mama mais cheia e marcam mais o decote. Se você prefere resultados mais naturais, é possível utilizar as anatômicas ou associar uma prótese redonda ao enxerto de gordura, também chamada de cirurgia mamária híbrida

Como Escolher o Tamanho das Minhas Próteses?

O tamanho da prótese é escolhido em conjunto com a paciente, baseado em seus desejos e nas medidas do tórax e mamas obtidas durante o exame físico. Não existe nenhuma fórmula mágica, mas temos que respeitar alguns conceitos médicos para obtenção de resultados mais seguros e duradouros.

5 Dicas para Escolher o Tamanho da Prótese de Silicone

A seguir comentamos 5 dicas para ajudar a escolher o tamanho da prótese de silicone:

  1. Leve na consulta pré-operatória alguém que você confie e que te conheça muito bem. Pode ser o seu marido, namorado, amiga ou familiar. Esta pessoa pode lhe trazer mais segurança e ajudar na escolha do que você realmente deseja.
  2. Se você pratica alguma atividade física regular, pense em um tamanho de implante que não atrapalhe seu treino. Os implantes muito grandes podem dificultar a realização de certos exercícios.
  3. Não escolha um determinado volume só porque sua amiga colocou. Saiba que as características de seu tórax e de suas mamas podem ser muito diferentes dos dela. Por isto, a comparação entre amigas do volume utilizado acaba tendo pouco valor, pois nem sempre a prótese de outra pessoa é a melhor para você.
  4. Pense a longo prazo. As próteses irão lhe acompanhar não por um ano, mas por muitos anos. Quanto maior o volume do implante, mais rápido você irá perder o resultado da cirurgia.
  5. Tenha bom senso: o tamanho da prótese deve ser definido com bom senso, respeitando-se os limites impostos pelas características do seu tórax e dos tecidos da sua mama.

Leave a Reply