Skip to main content

5 Dicas sobre Reconstrução Mamária que Você Deveria Saber - Dr. F. Felipe Laitano - Cirurgia Plástica

No post de hoje, confira 5 Dicas sobre Reconstrução Mamária que você deveria saber.

Dicas sobre Reconstrução Mamária

01 – A Reconstrução Mamária pode ser realizada imediatamente após a retirada do tumor

A reconstrução mamária no mesmo ato que a mastectomia é chamada de reconstrução mamaria imediata. Seu principal beneficio é evitar a experiência de lidar com a ausência de uma ou das duas mamas, aumentando a autoestima e consequentemente a qualidade de vida.

02 – Se você perdeu sua aréola e mamilo saiba que eles também podem ser reconstruídos

Em muitos casos a mastectomia engloba o complexo aréolo-mamilar (CAM) por motivos oncológicos, e algumas vezes o trauma cirúrgico pode fazer com que o CAM perda sua vitalidade e necrose. Nestas situações é possível realizar a reconstrução desta estrutura anatômica tão importante, mas saiba que esta será a última etapa do seu tratamento. O mamilo é reconstruído com retalhos locais da mama ou através do enxerto (pedaço) do mamilo do outro lado, já a aréola é reconstruída através de tatuagem médica.

03 – Utilize o sutiã com faixa por no mínimo 30 dias após a cirurgia

É muito importante utilizar o sutiã cirúrgico com faixa no pós-operatório. Ele irá fazer você se sentir mais confortável e segura. Além disso, ele ajuda a diminuir o edema (inchaço) na área operada e a manter o implante de silicone em sua posição ideal.

04 – Realize os exercícios pós-operatórios conforme orientado pelo seu médico

A cirurgia pode afetar os movimentos do braço e ombro, bem como a realização de atividades diárias, como se vestir, tomar banho e pentear os cabelos.

O período de recuperação de cada paciente é muito importante e varia de acordo com as características individuais, a extensão da doença e o tratamento recebido.

A prática de exercícios físicos após a cirurgia ajuda a restabelecer os movimentos e a recuperar a força no braço e no ombro. Auxilia, também, na diminuição da dor e da rigidez nas costas e no pescoço. Tente fazer suas atividades diárias normalmente com o braço do lado da cirurgia: se pentear, tomar banho, se vestir e comer.

Os exercícios são cuidadosamente programados e devem ser iniciados tão logo o médico autorize, o que costuma ocorrer um ou dois dias após a cirurgia. Inicialmente, os exercícios são leves e, gradativamente, passam a ser mais ativos e devem ser incorporados à rotina diária.

05 – Não se angustie, a reconstrução mamária quase sempre é realizada em mais de uma etapa cirúrgica

A maioria dos pacientes necessitam de uma segunda intervenção e outros, uma terceira, até que se alcance um formato e aparência satisfatórios para a mama. A primeira cirurgia é normalmente de proporções maiores, sendo as posteriores geralmente menores.

Mesmo que você tenha realizada a reconstrução com implante de silicone, é muito provável que precise realizar alguma nova cirurgia nos próximos anos. São na maioria das vezes cirurgias mais simples que a mastectomia, com o objetivo de se obter alguma melhora estética. As etapas seguintes possuem consequentemente uma recuperação mais rápida.

Saiba Tudo Sobre Reconstrução Mamária

Agende sua Avaliação

Agende agora mesmo a sua avaliação preenchendo o formulário de contato ao lado ou pelos telefones (51) 3339.2255, (51) 3339.2033 e (51) 99806.2154.

Leave a Reply