A reconstrução mamária com expansor de mama é uma opção popular entre as mulheres submetidas à mastectomia. Geralmente os resultados estéticos são satisfatórios, sem haver a necessidade de usar tecidos de outra parte do corpo, como no caso de retalho miocutâneos do abdome ou costas. Além disso, por ser uma cirurgia mais simples que a reconstrução com retalhos, a recuperação costuma ser rápida com um retorno mais precoce as atividades habituais.
Existem inúmeros formatos e tamanhos de expansores, sendo escolhido individualmente em cada caso conforme o seu biótipo. Os mais utilizados são os anatômicos, que resultam em uma mama com formato mais natural. Estes estão disponíveis em diversas medidas.
Quais as Indicações para a Reconstrução Mamária com Expansor de Mama
Dependendo do seu estilo de vida e preferências, a reconstrução mamária com expansores de mama pode ser a escolha certa. Os expansores são factíveis na grande maioria dos casos, principalmente nos casos em que é realizada uma remoção ampla da pele da mama; nos casos em que as pacientes desejam mamas com tamanho maior ao fim da reconstrução; ou em casos de reconstrução tardia nas pacientes que já fizeram mastectomia e ainda não reconstruíram a mama.
Como é Feita a Reconstrução com Expansor de Mama
Na maioria das vezes é realizada de forma imediata, isto é, na mesma cirurgia em que é realizada a mastectomia. Utiliza-se um expansor temporário, que é um invólucro de silicone vazio (um balão de silicone) com uma válvula acoplada. O expansor é inserido atrás da pele e do músculo do tórax. Já durante a primeira cirurgia ele é insuflado com 30% do seu volume total com soro fisiológico. Gradualmente ele é enchido com soro fisiológico e consequentemente irá distender a pele e músculo para no futuro haver espaço suficiente para colocação de um implante de silicone com volume adequado para cada caso.
Como são Realizadas as Expansões
Após 3 semanas iniciam-se as expansões no consultório. Com o auxílio de um dispositivo especial (ímã) é identificada a válvula, e por sobre a pele esta válvula é puncionada com uma agulha. A agulha é acoplada a uma seringa com soro fisiológico que é colocado dentro do expansor. Este procedimento não costuma doer, uma vez que após a cirurgia a pele da mama tende a ficar com sensibilidade diminuída.
Em cada sessão é expandido em torno de 60 a 120 ml, de acordo com a resistência dos seus tecidos ou a sua tolerância a pressão na mama, que em geral desaparece após 24 horas. As sessões de expansão são realizadas a cada 2-3 semanas, no consultório, até o expansor estar completamente cheio ou até que seja atingida a forma e o volume que você deseja. Na maioria das vezes são realizadas 3 a 4 sessões de expansão.
Fonte: Breast reconstruction after cancer treatment – University of Iowa
Qual o Tempo de Internação
Quando a reconstrução é realizada no mesmo ato da mastectomia, a internação é de 2-3 dias. Quando a reconstrução é realizada em um outro tempo cirúrgico (tardiamente) não é necessário ficar internada, e assim que estiver recuperada da anestesia é possível ir para casa (2 a 5 horas após o fim do procedimento).
Como é a Cicatrização
O local da incisão depende do planejamento da mastectomia, uma vez que é utilizado o mesmo corte. Os pontos geralmente são internos e absorvidos pelo corpo, não sendo necessário retirá-los.
Quais o Cuidados no Pós-operatório
É utilizado dreno em todos os casos, o qual só é retirado quando sair menos que 30ml de líquido claro em 24 horas. É necessário utilizar um sutiã cirúrgico com faixa por no mínimo 30 dias após a cirurgia, quando já é possível realizar atividade física de forma moderada.
Quando é Realizada a Troca do Expansor pelo Implante Definitivo
Entre 3 a 6 meses após a última expansão no consultório ou 6 meses após a última sessão de radioterapia (quando indicada) será realizada a cirurgia para troca do expansor pela prótese de silicone definitiva. É por isto que este tipo de reconstrução é chamada de reconstrução mamária em dois tempos ou reconstrução com expansor temporário.
Saiba Tudo Sobre Reconstrução Mamária
- Conheça as 5 Principais Cirurgias para Reconstrução Mamária Realizadas pelo Dr. F. Felipe Laitano
- Onde Fazer Reconstrução Mamária em Porto Alegre
- Conheça os Benefícios da Reconstrução Mamária com Enxerto de Gordura
- Saiba Tudo Sobre Reconstrução Mamária com Expansor de Mama
- 5 Dicas sobre Reconstrução Mamária que Você Deveria Saber
- Saiba Tudo Sobre Reconstrução da Aréola e Papila
- Fatores Sobre Reconstrução Mamária que Você Não Sabia
- Importância da Reconstrução Mamária Após a Mastectomia
- Cirurgia de Retalho do Músculo Grande Dorsal: O que é?
- Reconstrução Mamária Imediata ou Tardia: Qual Melhor Tipo?
- Quando Fazer a Reconstrução Mamária com Retalho do Músculo Reto Abdominal (TRAM)?
- Quais os Tipos de Reconstrução Mamária que o Dr. Francisco Felipe Laitano Indica
- Quando a Reconstrução Mamária com Expansor da Mama é Indicada?
Agende sua Avaliação
Agende agora mesmo a sua avaliação preenchendo o formulário de contato ao lado ou pelos telefones (51) 3339.2255, (51) 3339.2033 e (51) 99806.2154.