Skip to main content

Prótese de Mama e Gravidez: Tudo o que Você Precisa Saber! - Dr. F. Felipe Laitano - Cirurgia Plástica em Porto Alegre

A cirurgia de prótese de mama é muito popular entre as mulheres, sendo a cirurgia plástica mais realizada no Brasil e no mundo. No ano de 2017, nos Estados Unidos, segundo os dados da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica, foram realizados mais de 300 mil procedimentos.

Existe Idade Ideal para Colocar a Prótese de Mama?

Não existe idade específica para colocar a prótese de mama, podendo ser antes ou depois dos filhos. Hoje em dia pacientes cada vez mais jovens procuram o cirurgião plástico para cirurgia de mamoplastia de aumento. Sabe-se que o corpo das mulheres, na maioria das vezes, já está totalmente desenvolvido aos 16 anos, período em que já se pode colocar a prótese. Porém, pacientes menores de 18 anos precisam da autorização dos pais para realizar a cirurgia de prótese de mama. Por outro lado, muitas mulheres mais maduras também buscam a cirurgia de aumento das mamas, principalmente porque percebem um caimento e diminuição do volume mamário após a gestação, desejando repor o volume perdido com implante de silicone.

Prótese de Mama Interfere na Lactação e Fisiologia da Glândula Mamária?

Independente se colocada atrás da glândula (retroglandular) ou atrás do músculo (retromuscular/dual plane), a cirurgia de prótese de mama não interfere na lactação e nem na fisiologia da glândula mamária. Logo, se você engravidar após a cirurgia poderá amamentar normalmente, desde que tenha os estímulos hormonais da lactação normais.

As próteses são feitas de um gel coesivo revestido por uma cápsula de silicone, o que impede seu vazamento ou qualquer contaminação do leite materno. Se você tem prótese de silicone e não consegue amamentar, provavelmente isso está relacionado a outros fatores e não à presença da prótese.

O que Ocorre com a Prótese de Silicone Durante a Gestação?

Muitas mulheres que engravidam e possuem prótese de mama queixam-se que ocorreu o caimento das mamas e que as bordas da prótese estão mais aparentes na pele. Isso ocorre principalmente devido a atrofia mamária pós-gestacional. A mama, estimulada por hormônios, aumenta durante a gestação e o período de aleitamento, esticando a pele que pode não retrair após o fim da gestação, ficando as mamas mais flácidas e caídas. Quando o paciente tiver alguma dessas queixas, é possível corrigi-las com uma nova cirurgia. Essa cirurgia pode ser desde um enxerto de gordura, até uma cirurgia maior como a troca de prótese com diminuição da pele excedente para ajuste ao novo tamanho e formato das mamas (mastopexia com prótese).

Durante os últimos anos as próteses têm evoluído muito, e estão cada vez mais resistentes e duradouras. Antigamente elas tinham um “prazo de validade” de dez anos, já não o têm mais, sendo possível acompanhá-las por exames de rotina por um longo período.

Agende sua Avaliação

Agende agora mesmo a sua avaliação preenchendo o formulário de contato ao lado ou pelos telefones (51) 3339.2255(51) 3339.2033 e (51) 99806.2154.

Leave a Reply