Skip to main content

Lipoaspiração: Recuperação e Pós-operatório da Cirurgia - Dr. F. Felipe Laitano - Cirurgia Plástica em Porto Alegre

A lipoaspiração é uma das cirurgias mais procuradas, tanto pelas mulheres quanto pelos homens. No ano de 2018 foi a segunda cirurgia plástica mais realizada nos Estados Unidos segundo dados da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASAPS), totalizando 290 mil procedimentos.

Sabe aquela gordura localizada que permanece mesmo após uma dieta e a prática de exercício físico regular? Estas gorduras localizadas são o foco da lipoaspiração.

A Lipoaspiração É Segura?

Antes de falar sobre a recuperação e o pós-operatório é importante responder a uma pergunta muito frequente no consultório. A lipoaspiração é segura?

Quando realizada por um médico treinado e estiver dentro das normas estabelecidas pelo CFM, a lipoaspiração é sim muito segura. O CFM estabelece que o volume aspirado não deve ultrapassar 7% do peso corporal e, da mesma forma, não deve ultrapassar 40% da área corporal.

Como É a Recuperação da Lipoaspiração

A recuperação é fundamental nesta cirurgia, e se não for feita corretamente pode impactar diretamente no seu resultado.

Após a cirurgia a área operada fica dolorida por alguns dias e é comum aparecerem equimoses (roxos) e inchaço. A equimose e o inchaço após a lipoaspiração ocorrem devido ao trauma nos tecidos em que a cirurgia foi realizada.

Os roxos vão resolvendo-se gradativamente, passando da cor roxa para o amarelo e então desaparecendo completamente, em torno de 2 a 3 semanas após o procedimento. Já o tempo de duração do inchaço varia de caso a caso, diminuindo significativamente no primeiro mês. Em até 6 meses o inchaço já se resolveu quase completamente, deixando a região com resultados melhores e mais naturais.

Cuidados no Pós-operatório

A seguir falamos sobre alguns cuidados essenciais no seu pós-operatório:

Uso da Malha Compressiva

A cinta, ou malha, atua comprimindo o local operado e deve ser usada por um período mínimo de quatro semanas. É importante que a cinta seja justa e confortável. Se ela for apertada demais, pode machucar a pele e prejudicar a cicatrização.

Existem diversos modelos de cinta cirúrgica para lipoaspiração, sendo cada uma indicada para a região específica que foi tratada. Antes da cirurgia você deve receber a orientação da cinta ideal a ser comprada e não pode deixar de  levá-la no dia da cirurgia.

O objetivo da cinta é comprimir a área operada para diminuir o inchaço, dar conforto e segurança, modelar suas curvas, diminuir a dor e facilitar os seus movimentos.

Drenagem Linfática

A realização da drenagem linfática é fundamental em todos os casos de lipoaspiração e contribui imensamente na qualidade do resultado final. A drenagem é um tipo de massagem que ajuda a eliminar o excesso de líquidos através do sistema linfático.

Geralmente seu início é indicado após três dias da cirurgia, sendo realizadas em média 10 sessões. Os objetivos da drenagem linfática são auxiliar na resolução do inchaço, diminuir o desconforto pós-operatório, corrigir irregularidades decorrentes do processo de cicatrização.

Outros Cuidados Fundamentais

É proibido se expor ao sol enquanto você estiver com roxos na pele, sendo permitida a exposição solar no mínimo um mês após a cirurgia e apenas se você já não tiver nenhuma mancha na pele.

É fundamental beber muita água no pós-operatório imediato, para evitar a desidratação e tonturas. A alimentação deve ser normal depois que você receber a alta hospitalar, mas sem exageros. Dê preferência para alimentos leves e saudáveis.

O retorno às atividades diárias pode iniciar alguns dias após a cirurgia, porém deve-se aguardar 30 dias para realização de atividades físicas que exija muito esforço.

Agende sua Avaliação

Agende agora mesmo a sua avaliação preenchendo o formulário de contato ao lado ou pelos telefones (51) 3339.2255(51) 3339.2033 e (51) 99806.2154.

Leave a Reply