Nesse post vou te mostrar quais as indicações para Reconstrução Mamária com Prótese de Silicone. As mamas possuem uma representação muito forte para as mulheres, pois simbolizam sua feminilidade, sexualidade e maternidade.
Quando Recorrer à Reconstrução Mamária com Prótese de Silicone
Quando é preciso passar por uma mastectomia (retirada de toda a mama), a cirurgia de reconstrução da mama se torna fundamental para a recuperação da autoestima. A cirurgia restaura a forma, a aparência e o tamanho da mama.
O processo de reconstrução demanda, na maioria das vezes, mais de uma cirurgia, logo, você seguirá acompanhando com seu médico por bastante tempo. Este processo pode ser extremamente transformador na vida de alguém que superou o câncer.
Qual o Tipo de Cirurgia de Reconstrução Mamária Ideal?
O tipo de cirurgia deve ser individualizado para cada paciente, uma vez que as características do biótipo associados a técnica de cirurgia para ressecção do tumor da mama diferem de paciente para paciente. Sendo assim, o cirurgião plástico que realiza a reconstrução mamária deve estar habituado as mais diversas modalidades cirúrgicas.
Para Quem a Reconstrução Mamária com Prótese de Silicone é Indicada
A reconstrução com prótese de silicone é indicada para as pacientes que desejam uma recuperação mais rápida, com retorno mais precoce as suas atividades. As pacientes que mais se beneficiam são as com mamas pequenas e médias, em que não se retira muita pele durante a mastectomia. A cirurgia pode ser realizada no mesmo tempo da mastectomia (reconstrução imediata) ou em um outro tempo cirúrgico (reconstrução tardia).
A cirurgia costuma ser mais rápida do que quando se utilizam os retalhos miocutâneos (reconstrução mamária com pele e músculo de outra parte do corpo), além de não haver uma cicatriz na área doadora do retalho.
Quais as Principais Vantagens da Reconstrução Mamária com Prótese de Silicone
- Cirurgia menor e com recuperação mais rápida;
- Menos cicatrizes, uma vez que se utiliza a mesma cicatriz da mastectomia;
- Formato satisfatório, principalmente quando vestida.
Qual o Tempo de Recuperação?
Quando a reconstrução é no mesmo ato da mastectomia a internação é de 2-3 dias. Quando a reconstrução é realizada num outro tempo cirúrgico (tardia), não é necessário ficar internada, assim que estiver recuperada da anestesia é possível ir para casa, em média 2-5h após o fim da cirurgia. Logo após o fim da cirurgia já é colocado o sutiã cirúrgico, o qual deve ser utilizado por no mínimo 30 dias após a cirurgia.
Quais os Tipos de Prótese de Silicone?
A prótese de mama pode ser redonda ou anatômica. As próteses anatômicas, também chamadas de ‘gota’, são mais cheias na sua porção inferior, preenchendo mais os polos inferiores, resultando em mamas com formato mais natural. Por isto que são as mais utilizadas na reconstrução mamária. Tanto as redondas quanto as anatômicas estão disponíveis em vários tamanhos, com diferentes larguras e projeções.
Durante os últimos anos as próteses têm evoluído muito, e estão cada vez mais resistentes e duradouras. As próteses que antigamente tinham um “prazo de validade” de dez anos já não o têm mais, sendo possível acompanhá-las por exames de rotina ao longo do tempo.
Agende sua Avaliação
Agende agora mesmo a sua avaliação preenchendo o formulário de contato ao lado ou pelos telefones (51) 3339.2255, (51) 3339.2033 e (51) 99806.2154.