Skip to main content

Saiba Tudo Sobre Contratura Capsular na Prótese de Silicone - Dr. F. Felipe Laitano - Cirurgia Plástica em Porto Alegre

Contratura Capsular na Prótese de Silicone: leia esse post que você verá tudo o que você precisa saber!

A cirurgia de prótese de mama é a cirurgia plástica mais realizada no Brasil e no mundo. Uma pesquisa recente da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery), demonstrou que foram realizadas 1.862.506 mamoplastia de aumento no ano de 2018 ao redor do mundo, sendo destas 275.283 realizadas no Brasil. Entre as complicações desta cirurgia, a contratura capsular é uma das mais frequentes. O grande problema é que na maioria das vezes é necessária uma cirurgia para correção da contratura. 

A cápsula é a cicatriz que se forma ao redor do implante de silicone. A contratura desta cápsula ocorre em até 20% das pacientes após mamoplastia primária (primeira cirurgia na mama). Ela ocorre gradativamente, sendo caracterizada pelo espessamento e contração da cápsula que envolve o implante de silicone. Como consequência, a mama fica mais dura e pode mudar seu formato, podendo causar dor nos casos mais severos. 

Contratura Capsular na Prótese de Silicone: Classificação

Dependendo dos sinais e sintomas apresentados, a contratura pode ser classificada, conforme o autor Baker, em 4 graus:

  • Grau 1: mama macia (normal);
  • Grau 2: mama minimamente firme;
  • Grau 3: mama moderadamente firme com deformidade visual;
  • Grau 4: mama dura e dolorida.

O mecanismo de formação da contratura ainda não está bem estabelecido. Uma das teorias é que bactérias se depositam no invólucro externo do implante de silicone e causam uma reação inflamatória crônica, resultando em fibrose excessiva da capsula. Outros fatores que podem causar esta reação inflamatória crônica são:

  • Seroma
  • Hematoma
  • Vazamento de silicone

É importante salientar que não há prazo para ocorrer a contratura, podendo ocorrer anos após a cirurgia de colocação da prótese de silicone.

Contratura Capsular na Prótese de Silicone: Como é o Diagnóstico

O diagnóstico da contratura é eminentemente clínico, no entanto, exames de imagem como ultrassom (ecografia) e ressonância magnética podem colaborar na avaliação do caso.

Contratura Capsular na Prótese de Silicone: Como Prevenir

Existem algumas medidas a serem tomadas pelo cirurgião durante a cirurgia que podem diminuir a chance de ocorrer a contratura, como uma técnica cirúrgica acurada com menos trauma e sangramento possível e alguns cuidados ao se inserir a prótese de silicone na mama (não encostar o implante na pele, lavar a loja que irá receber o implante com solução de antibióticos, entre outras). 

Contratura Capsular na Prótese de Silicone: Como Tratar

O tratamento da contratura é cirúrgico, contudo, existem medicações que podem aliviar os seus sintomas em alguns casos. Estas medicações possuem ação anti-inflamatória, e são denominadas de antagonistas dos leucotrienos (mesma medicação usada para o tratamento da asma). 

A cirurgia é indicada nos casos de contratura grau 3 ou 4. O tratamento a ser proposto vai depender da avaliação de cada caso, mas a troca do implante de silicone e a retirada parcial ou total da cápsula ao seu redor quase sempre estão indicados. Existem muitas técnicas cirúrgicas que podem ser utilizadas, baseadas no tipo de implante e em sua posição em relação ao tecido mamário. 

Agende sua Avaliação

Agende agora mesmo a sua avaliação preenchendo o formulário de contato ao lado ou pelos telefones (51) 3339.2255(51) 3339.2033 e (51) 99806.2154.

Leave a Reply