Leia o post abaixo e conheça os Prós e Contras da Reconstrução da Mama.
O câncer de mama é a neoplasia mais comum no Brasil e no mundo, depois do câncer de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos novos casos de câncer a cada ano no mundo e 30% no Brasil.
A reconstrução da mama após a retirada do tumor é parte fundamental do tratamento multidisciplinar do câncer de mama. O objetivo da reconstrução da mama é melhorar a qualidade de vida e autoestima das mulheres, sendo um procedimento seguro, que não aumenta o risco de recorrência da doença e nem interfere na detecção da mesma. A seguir falaremos alguns prós e contras da reconstrução mamária.
Prós e Contras da Reconstrução da Mama: Conheça os Prós
A reconstrução da mama pode ser realizada imediatamente após a retirada do tumor. A reconstrução da mama no mesmo ato que a mastectomia é chamada de reconstrução mamária imediata. Seu principal benefício é evitar a experiência de lidar com a ausência de uma ou das duas mamas, aumentando a autoestima e, consequentemente, a qualidade de vida.
Existe mais de uma técnica para a reconstrução mamária, tanto imediata quanto tardia. Existem duas formas principais de realizar a reconstrução mamária: reconstrução com implante de silicone e reconstrução autóloga (retalhos) através da utilização de tecidos transpostos de outras partes do seu corpo (como a barriga ou as costas).
As 5 principais cirurgias realizadas para a reconstrução mamaria após mastectomia são:
- Prótese de silicone;
- Expansor de tecidos;
- Retalho do Músculo Grande Dorsal;
- Retalho Transverso do Músculo Reto Abdominal (TRAM);
- Enxerto de Gordura.
Cada caso é avaliado individualmente e a cirurgia é escolhida em conjunto com a paciente.
Reconstrução da Aréola e Mamilo
Se você perdeu sua aréola e mamilo saiba que eles também podem ser reconstruídos!
Em muitos casos a mastectomia engloba o complexo aréolo-mamilar (CAM) por motivos oncológicos, e algumas vezes o trauma cirúrgico pode fazer com que o CAM perda sua vitalidade e necrose. Nestas situações é possível realizar a reconstrução desta estrutura anatômica tão importante, mas saiba que esta será a última etapa do seu tratamento. O mamilo é reconstruído com retalhos locais da mama ou através do enxerto (pedaço) do mamilo do outro lado, já a aréola é reconstruída através de tatuagem médica.
Clique aqui e conheça a Reconstrução da Aréola e Mamilo.
Prós e Contras da Reconstrução da Mama: Conheça os Contras
Em raríssimos casos, algum tipo de complicação na reconstrução pode atrasar o início do tratamento oncológico adjuvante, seja ele a quimioterapia ou a radioterapia. Contudo, na maioria das vezes, este atraso não traz impacto algum na evolução da doença.
A reconstrução mamária quase sempre é realizada em mais de uma etapa cirúrgica. A maioria dos pacientes necessitam de uma segunda intervenção e outros, uma terceira, até que se alcance um formato e aparência satisfatórios para a mama. A primeira cirurgia é normalmente de proporções maiores, sendo as posteriores geralmente menores.
Agende sua Avaliação
Agende agora mesmo a sua avaliação preenchendo o formulário de contato ao lado ou pelos telefones (51) 3339.2255, (51) 3339.2033 e (51) 99806.2154.