O câncer de mama é a neoplasia maligna mais comum em mulheres no Brasil e no mundo, chegando a 28% dos novos casos de câncer a cada ano. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), a estimativa para o ano de 2020 é de 66.280 novos casos no Brasil.
A reconstrução da mama após a retirada do tumor é parte fundamental do tratamento multidisciplinar do câncer de mama. O objetivo da reconstrução da mama é melhorar a qualidade de vida e autoestima das mulheres, sendo um procedimento seguro, que não aumenta o risco de recorrência da doença e nem interfere na detecção da mesma. Mesmo assim, historicamente, apenas 20% das mulheres submetidas a mastectomia realizam a reconstrução da mama. Para todas as pacientes que tiverem condições, deve ser oferecida a reconstrução de sua mama e o melhor momento para a reconstrução deverá ser discutido com o médico, podendo ser feita no momento da mastectomia (imediata) ou após a mastectomia (tardia).
A reconstrução mamária deve ser individualizada para cada paciente, uma vez que as características do biótipo associados ao tipo de cirurgia para ressecção do tumor de mama diferem de paciente para paciente. Sendo assim, o cirurgião plástico que realiza reconstrução mamária deve estar habituado as mais diversas técnicas cirúrgicas. Na grande maioria das vezes são necessárias mais de uma cirurgia para se obter o resultado desejado.
Câncer de Mama: Quais os Tipos de Reconstrução Mamária Indicados
As 4 principais cirurgias realizadas para a reconstrução mamária após mastectomia são:
Prótese de Silicone
A Prótese de Silicone é indicada para as pacientes que desejam uma recuperação mais rápida, com retorno mais precoce as suas atividades. Indicado principalmente para mamas pequenas e médias. O tempo de internação médio é de 2 dias após a cirurgia, e o retorno as atividades ocorre em até 4 semanas.
Expansor de Silicone Temporário
O Expansor de silicone temporário também é indicado para pacientes que desejam uma recuperação mais rápida, com retorno mais precoce as suas atividades. Normalmente é realizado em mamas médias e grandes ou quando é retirada pele durante a mastectomia.
O tempo de internação médio é de 2 dias após a cirurgia, e o retorno as atividades ocorre em até 4 semanas. Entre três a seis meses após a última expansão ou seis meses após a última sessão de radioterapia (quando indicada) será realizada a cirurgia para troca do expansor pela prótese de silicone definitiva. É por isto que este tipo de reconstrução é chamada de reconstrução mamária em dois tempos ou reconstrução com expansor temporário.
Retalho do Músculo Grande Dorsal
O Retalho do Músculo Grande Dorsal é a cirurgia mais versátil, podendo ser indicada para quase todas pacientes. Na grande maioria dos casos é necessário associar uma prótese de silicone para dar volume a mama, porém em pacientes com sobrepeso ou obesas e excesso de tecido nas costas, pode não ser necessária a prótese de silicone. A cicatriz resultante nas costas é planejada para ficar escondida pelo sutiã ou biquíni. O tempo de internação médio é de 2-3 dias após a cirurgia, e o retorno as atividades ocorre após 4 semanas.
TRAM
O Retalho do Músculo Reto Abdominal (TRAM) é indicado para pacientes que desejam uma mama reconstruída mais natural e com consistência macia ao toque, e que, além disso, apresentam excesso de tecido no abdome inferior. Ainda como vantagem beneficia-se com a ressecção de tecido abdominal, principalmente após as gestações, melhorando o contorno abdominal. A cicatriz no abdome inferior é planejada para ficar escondida pela roupa íntima. O tempo de internação médio é de 3-4 dias, e o retorno as atividades ocorre no mínimo após 4 semanas.
Enxerto de Gordura
O Enxerto de Gordura é indicado para reconstrução total da mama em pacientes com mamas pequenas, para melhora do aspecto da pele após radioterapia, para correção de defeitos após outros tipos de reconstrução; enfim, o enxerto de gordura quase sempre está indicado em algum momento na reconstrução mamária. É uma cirurgia ambulatorial, não sendo necessário ficar internada. As cicatrizes são mínimas e o retorno as atividades ocorre após alguns dias.