A cirurgia de retalho do músculo grande dorsal é a reconstrução da mama com o músculo grande dorsal (músculo das costas) associado à uma elipse de pele das costas do mesmo lado da mastectomia. Na maioria das vezes, quando não há volume suficiente, associa-se uma prótese de silicone para uma melhor simetria com a mama contralateral. Em casos que há abundância de tecido adiposo no dorso ou que a mama oposta seja pequena, é possível realizar a reconstrução da mama apenas com tecido autólogo (sem uso de prótese de silicone).
Indicações para Retalho do Músculo Grande Dorsal
As indicações para a reconstrução mamária com o retalho do músculo grande dorsal são diversas, sendo uma técnica muito versátil, que dever fazer parte do arsenal de todo cirurgião plástico que trabalha com reconstrução mamária. São elas:
- Sequelas (defeitos) após a cirurgia conservadora da mama;
- Complicações em reconstrução mamária prévia com implante (prótese de silicone);
- Mastectomia com resseção de pele;
- Reconstrução mamária após radioterapia;
- Pacientes magras sem área doadora no abdome.
Como é a Cirurgia de Retalho do Músculo Grande Dorsal
A cirurgia de retalho do músculo grande dorsal inicia-se com o paciente em decúbito lateral (de lado na mesa cirúrgica). O cirurgião incisa a ilha de pele das costas e individualiza o músculo que esta abaixo dela. Em seguida, realiza-se um túnel na região da axila, por onde o retalho é transposto para a mama.
É da região da axila que vem o sangue que nutre o músculo e sua ilha de pele e gordura. Neste momento é preparada a região do tórax anterior, e, se necessário, é inserida a prótese de silicone que é completamente coberta pelo músculo. A mama então é moldada tomando como modelo a mama contralateral. De rotina é colocado um dreno nas costas e outro na mama, para coletar o líquido produzido pelo processo de cicatrização. A cirurgia dura uma média de 3 a 4 horas e o tempo de internação é de 2 a 3 dias.
Cicatrização e Cuidados no Pós-operatório
Os pontos geralmente são internos e absorvidos pelo corpo, não sendo necessário retirá-los. A cirurgia resulta em uma cicatriz no dorso que é escondida pela tira do sutiã e uma cicatriz na mama ao redor da ilha de pele do retalho.
O dreno do dorso é mantido por, em média, 2 semanas e o da mama por um tempo menor. Esta cirurgia resulta em dor leve à moderada que é controlada com analgésicos comuns, sendo possível iniciar atividades físicas leves após 30 dias.
A grande maioria dos pacientes não adquirem nenhuma dificuldade para realização de suas atividades diárias ou exercícios físicos após a transposição deste músculo, uma vez que os outros músculos das costas compensam a falta do grande dorsal.
Saiba Tudo Sobre Reconstrução Mamária
- Conheça as 5 Principais Cirurgias para Reconstrução Mamária Realizadas pelo Dr. F. Felipe Laitano
- Onde Fazer Reconstrução Mamária em Porto Alegre
- Conheça os Benefícios da Reconstrução Mamária com Enxerto de Gordura
- Saiba Tudo Sobre Reconstrução Mamária com Expansor de Mama
- 5 Dicas sobre Reconstrução Mamária que Você Deveria Saber
- Saiba Tudo Sobre Reconstrução da Aréola e Papila
- Fatores Sobre Reconstrução Mamária que Você Não Sabia
- Importância da Reconstrução Mamária Após a Mastectomia
- Cirurgia de Retalho do Músculo Grande Dorsal: O que é?
- Reconstrução Mamária Imediata ou Tardia: Qual Melhor Tipo?
- Quando Fazer a Reconstrução Mamária com Retalho do Músculo Reto Abdominal (TRAM)?
- Quais os Tipos de Reconstrução Mamária que o Dr. Francisco Felipe Laitano Indica
- Quando a Reconstrução Mamária com Expansor da Mama é Indicada?
Agende sua Avaliação
Agende agora mesmo a sua avaliação preenchendo o formulário de contato ao lado ou pelos telefones (51) 3339.2255, (51) 3339.2033 e (51) 99806.2154.