No post de hoje vamos falar das principais complicações da lipoaspiração. A lipoaspiração é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no mundo, tanto em mulheres quanto em homens.
Indicações para Lipoaspiração
Seu principal objetivo é eliminar a gordura localizada, que se acumula mesmo quando você está em dia com a balança. É muito importante estar com o seu peso ideal, tanto para diminuir os riscos cirúrgicos como para melhorar os resultados obtidos.
A lipoaspiração é indicada para quem perdeu peso, mas não consegue eliminar as gorduras localizadas. Existem áreas do corpo que mesmo realizando atividade física regular e uma dieta saudável são difíceis de perder a gordura.
Complicações da Lipoaspiração
Para realizar a cirurgia de lipoaspiração, você precisa parar de de fumar por pelo menos três semanas antes da cirurgia. Sabe-se que o cigarro prejudica a circulação e aumenta os riscos de quase todas complicações pós-operatórias. Pacientes tabagistas tem maior probabilidade de ter infecção no sitio cirúrgico, problemas na cicatrização e vários outros agravantes.
Uma das complicações mais comuns é a irregularidade na região lipoaspirada, que pode ser tratada com uma lipoaspiração secundária para regularizar a gordura.
Complicações raras, porém, graves, são:
- A embolia gordurosa, caracterizada pela oclusão de vasos por células de gordura;
- O tromboembolismo, caracterizado pela oclusão de vasos por coágulos de sangue;
- A perfuração das estruturas profundamente situadas às zonas lipoaspiradas com a cânula.
Cuidados Pós-operatórios
Uso da Malha de Compressão
Adquira a malha de compressão pós-operatória. É fundamental que você a leve para hospital para que seja colocada logo após o fim da cirurgia. A cinta, ou malha, atua comprimindo o local operado e deve ser usada por um período mínimo de quatro semanas. É importante que a cinta seja justa e confortável. Se ela for apertada demais, pode machucar a pele e prejudicar a cicatrização.
O objetivo da cinta é comprimir a área operada para diminuir o inchaço, dar conforto e segurança, modelar suas curvas, diminuir a dor e facilitar os seus movimentos.
Além disso, a malha pode ajudar a prevenir a formação de seroma (excesso de líquido que fica retido próximo à cicatriz cirúrgica, causando inflamação) e hematoma (acúmulo de sangue) no local da cirurgia.
Realizar Drenagem Linfática
Programe-se também para realizar drenagem linfática no pós-operatório. A realização da drenagem linfática é fundamental em todos os casos de lipoaspiração e contribui imensamente na qualidade do resultado final.
A drenagem é um tipo de massagem que ajuda a eliminar o excesso de líquidos através do sistema linfático e a desfazer as áreas de fibrose resultantes da cicatrização interna. Geralmente seu inicio é indicado após três dias da cirurgia, sendo realizadas no mínimo 10 sessões.
Os objetivos da drenagem linfática são auxiliar na resolução do inchaço, diminuir o desconforto pós-operatório e corrigir irregularidades decorrentes do processo de cicatrização.
A Lipoaspiração é Segura?
Quando realizada por um médico treinado e estiver dentro das normas estabelecidas pelo CFM a lipoaspiração é muito segura. O CFM estabelece que o volume aspirado não deve ultrapassar 7% do peso corporal e, da mesma forma, não deve ultrapassar 40% da área corporal.
O objetivo não é a diminuição de peso, e sim a diminuição da gordura armazenada em certas áreas do corpo.
Quando Considerar a Lipoaspiração?
- Se você tem áreas de gordura localizada que são desproporcionais ao resto do seu corpo;
- Se você deseja mais definição no contorno de certas áreas do seu corpo;
- Se a elasticidade da sua pele é boa (a lipoaspiração remove a gordura, mas não encolhe a pele).
Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), “a lipoaspiração é uma técnica validada e consagrada dentro do arsenal da cirurgia plástica, com indicações precisas para correções do contorno corporal em relação à distribuição do tecido adiposo subcutâneo, não devendo ser indicada para emagrecimento”.