Skip to main content

A Contratura Capsular é uma das complicações mais frequentes na cirurgia de prótese de mama. A mamoplastia de aumento é a cirurgia plástica mais realizada no Brasil e no mundo. No ano de 2017, nos Estados Unidos, segundo os dados da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica, foram realizados mais de 300 mil procedimentos. O grande problema é que na maioria das vezes é necessária uma cirurgia para correção da contratura capsular.

O que é Contratura Capsular

A cápsula é a cicatriz que se forma ao redor do implante de silicone. A contratura ocorre em até 20% das pacientes após mamoplastia primária. Ela ocorre gradativamente, sendo caracterizada pelo espessamento e contratura da cápsula que envolve o implante de silicone. Como consequência, a mama fica mais dura e pode mudar seu formato e até causar dor nos casos mais severos.

Como Classificar a Contratura Capsular

Dependendo dos sinais e sintomas apresentados, a contratura pode ser classificada, conforme Baker, em 4 graus:

  • Grau 1: Mama macia (normal);
  • Grau 2: Mama minimamente firme;
  • Grau 3: Mama moderadamente firme com deformidade visual;
  • Grau 4: Mama dura e dolorida.

Quais as Causas da Contratura Capsular

O mecanismo da contratura ainda não está bem estabelecido. Alguns cirurgiões acreditam que bactérias se depositam no invólucro externo do implante de silicone e causam uma reação inflamatória crônica que resulta em uma fibrose excessiva da cápsula. Outros fatores que podem causar a reação inflamatória crônica são o hematoma e o vazamento de silicone.

Existe Prazo para Ocorrer a Contratura Capsular?

É importante salientar que não há prazo para ocorrer a contratura, podendo ocorrer anos após a cirurgia de colocação da prótese de silicone.

Como é Realizado o Diagnóstico

O diagnóstico da contratura é eminentemente clínico, no entanto, exames de imagem como ultrassom (ecografia) e ressonância magnética podem colaborar na avaliação conforme cada caso.

Como Previnir

Existem algumas medidas a serem tomadas pelo cirurgião durante a cirurgia que podem diminuir a chance de ocorrer a contratura, como uma técnica cirúrgica atraumática e certos cuidados ao se inserir a prótese de silicone na mama.

Como é o Tratamento

O tratamento da contratura é cirúrgico, contudo, existem medicações que podem aliviar os seus sintomas. Estas medicações possuem ação anti-inflamatória, e são denominadas antagonistas dos leucotrienos.

Para Quem a Cirurgia é Indicada

A cirurgia é indicada nos casos de contratura grau 2 ou 3. O tratamento a ser proposto vai depender da avaliação de cada caso, mas a troca do implante de silicone e a retirada parcial ou total da cápsula quase sempre são indicados. Existem muitas técnicas cirúrgicas que podem ser utilizadas, baseadas no tipo de implante e em sua posição em relação ao tecido mamário.

Agende sua Avaliação

Agende agora mesmo a sua avaliação preenchendo o formulário de contato ao lado ou pelos telefones (51) 3339.2255(51) 3339.2033 e (51) 99806.2154.

Leave a Reply