Skip to main content

Dor no Pós-operatório de Abdominoplastia - Dr. F. Felipe Laitano - Cirurgia Plástica em Porto Alegre

Dor no Pós-operatório de Abdominoplastia: tudo o que você precisa saber!

Segundo os dados da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS), no ano de 2019, foram realizadas 123 mil abdominoplastias nos Estados Unidos (EUA).

Um abdome liso, reto e sem flacidez é o desejo de muitas mulheres. A abdominoplastia, ou dermolipectomia abdominal, é o procedimento cirúrgico que visa corrigir o excesso de pele e gordura no abdômen, principalmente após grandes perdas de peso e após a gestação. Também é realizada a sutura dos músculos reto abdominais, conhecida como diástase, para deixar o abdome mais plano e rígido.

É uma cirurgia que objetiva o contorno corporal, não o emagrecimento, por isso que em muitos casos a dermolipectomia abdominal é associado a lipoaspiração para melhorar o resultado. É fundamental manter uma dieta saudável e realizar exercícios físicos regulares para prolongar os resultados obtidos com a cirurgia.

Tipos de Abdominoplastia

Existem três tipos de abdominoplastia:

Abdominoplastia Clássica

A Abdominoplastia Clássica é a mais realizada. A cicatriz resultante localiza-se horizontalmente na região do abdome inferior, prolongando-se lateralmente em maior ou menor extensão, dependendo do volume do abdome a ser corrigido.

Abdominoplastia em Âncora

O nome deriva do formato final da cicatriz, que é em âncora ou T invertido. A Abdominoplastia em Âncora é indicada principalmente após grandes perdas de peso, em pacientes com importante excesso de pele e gordura no tronco (tanto no sentido horizontal quanto vertical).

Mini-abdominoplastia

A Mini-abdominoplastia possui uma indicação muito restrita. A cicatriz resultante é localizada horizontalmente na região do abdome inferior.

Dor no Pós-operatório de Abdominoplastia

A cirurgia não costuma evoluir com muita dor. A intensidade da dor vai depender do limiar de cada paciente, conforme a sua sensibilidade previa para a dor. Isto quer dizer que não é porque sua amiga teve muita dor que você também terá. Caso ocorra, é considerada normal desde que controlável com analgésicos comuns, portanto utilize as medicações analgésicas pós-operatórias conforme prescrito pelo seu médico. Com o passar dos dias, o desconforto vai se tornando cada vez mais leve, até desaparecer por completo.

Dor no Pós-operatório de Abdominoplastia: Como Controlar

Algumas medidas ajudam no controle do desconforto e da dor pós-operatória:

Uso da Cinta Modeladora

É indicada o uso da Cinta Modeladora pelo período de um mês. É importante que a cinta seja justa e confortável porque se ela for apertada demais, pode machucar a pele e prejudicar a cicatrização. O objetivo da cinta é comprimir o abdômen para diminuir o edema (acúmulo de líquidos), dar conforto e segurança, modelar as curvas, facilitar os seus movimentos e diminuir a dor.

Posição de Dormir

Após a cirurgia é fundamental dormir de barriga para cima, recostado e com as pernas dobradas, evitando dormir de lado ou de barriga para baixo, para não pressionar o abdômen nem machucar a cicatriz. Estas medidas facilitam para uma recuperação mais rápida e com menos dor.

Agende sua Avaliação

Agende agora mesmo a sua avaliação preenchendo o formulário de contato ao lado ou pelos telefones (51) 3339.2255(51) 3339.2033 e (51) 99806.2154.

Leave a Reply