Enxerto de Gordura em Porto Alegre
O que é a Cirurgia de Enxerto de Gordura
O enxerto de gordura, também chamado de lipofilling, é um procedimento que usa a própria gordura da pessoa, coletada de áreas em excesso no corpo, para infiltração nas mamas. É uma técnica já bem estabelecida e estudada, que foi aperfeiçoada na década de noventa.
Indicações para Enxerto de Gordura
É indicado para melhorar o contorno das mamas após reconstrução com prótese, corrigir deformidades após cirurgia conservadora ou mastectomia seguida de reconstrução mamária, melhorar a qualidade da pele após radioterapia, reconstrução total de mamas com pequeno volume.
Como é a Cirurgia de Enxerto de Gordura
Após anestesia e preparação da área operatória, é realizada infiltração de solução com soro fisiológico e adrenalina na área a ser lipoaspirada para diminuir o sangramento. Por pequenas incisões são inseridas as cânulas (idênticas as de lipoaspiração) e é realizada a coleta da gordura (normalmente do abdômen e coxas). A gordura coletada é então preparada através de centrifugação, ou filtração e lavagem, para sua purificação através da separação do óleo e soro, que são descartados. Coloca-se a gordura em pequenas seringas e faz-se a infiltração na região da mama com cânulas especiais. Geralmente se faz uma hipercorreção, uma vez que em média 30% da gordura enxertada é reabsorvida pelo organismo.
Benefícios
- É usado o seu próprio tecido ao invés de um implante
- Gordura é retirada de áreas em que você não deseja
- Sua mama será macia ao toque
Desvantagens
- Em torno de 30% da gordura pode ser reabsorvida
- Normalmente é necessária mais de uma sessão de enxerto de gordura para se obter o resultado desejado
Anestesia
A cirurgia é realizada com anestesia condutiva ou geral, no bloco cirúrgico.
Internação
É uma cirurgia ambulatorial, logo, não é necessário ficar internado no hospital. Assim que estiver recuperada da anestesia é possível ir para casa, em média 2-5h após o fim da cirurgia.
Cicatrização
Como nesta cirurgia são utilizadas apenas cânulas, as incisões (cortes) são pequenas suficientes para passagem destas cânulas pela pele, de 3 a 5mm.
Cuidados no Pós-operatório
É comum haver equimose (roxo) e edema (inchaço) na área lipoaspirada e nas mamas, os quais vão melhorando progressivamente com os dias. Não se utiliza sutiã no pós-operatório, uma vez que a compressão da gordura pode aumentar a sua taxa de absorção. Utiliza-se uma malha compressiva nas áreas de coleta da gordura por um mês. Com 7 dias são retirados os pontos. O retorno às atividades diárias pode iniciar alguns dias após o procedimento, porém deve-se aguardar 30 dias para realização de atividades físicas. É importante realizar drenagem linfática nas áreas de coleta de gordura para ajudar numa recuperação mais rápida, uma vez que a remoção de líquidos da área operada diminui o desconforto e acelera a volta às atividades diárias. Analgésicos comuns são prescritos para o controle da dor, uma vez que é uma cirurgia pouco dolorida.
Agende sua Avaliação
Agende agora mesmo a sua avaliação preenchendo o formulário de contato ao lado ou pelos telefones (51) 3339.2255, (51) 3339.2033 e (51) 99806.2154.