Expansor de Mama em Porto Alegre
O que é a Cirurgia de Expansor de Mama
A cirurgia de expansor de mama é a reconstrução da mama através da colocação de um expansor (balão de silicone vazio), para criar espaço suficiente para inserção de uma futura prótese de silicone. O expansor é como um ‘balão’ de silicone provido de uma válvula geralmente interna, que é preenchido com soro fisiológico, distendendo a pele progressivamente.
Indicações para Expansor de Mama
É indicado quando não há espaço suficiente para colocação imediata de uma prótese de silicone após a mastectomia. Geralmente em mamas médias e grandes. A cirurgia pode ser realizada no mesmo tempo da mastectomia (reconstrução imediata) ou em um outro tempo cirúrgico (reconstrução tardia).
Como é a Cirurgia de Expansor de Mama
A cirurgia de expansor de mama é realizada em 2 tempos. No 1° tempo, coloca-se o expansor, atrás do músculo peitoral, e já se realiza a expansão de 30% do volume total do expansor. Após 2-3 semanas inicia-se o processo de expansão de forma ambulatorial. Identifica-se a válvula do dispositivo (válvula interna) com um ímã especial e então realiza-se a punção desta com agulha especial através da pele sendo colocado soro fisiológico dentro do expansor.
Não é necessário realizar anestesia nesta fase, uma vez que a pele após a mastectomia tem sensibilidade diminuída, porém sente-se uma pressão ou desconforto que dura em torno de 3 dias. Normalmente em 3 sessões com intervalo de duas semanas chega-se ao volume desejado.
Três meses após terminado o processo de expansão, ou 6 meses após o fim da radioterapia, quando realizada, planejamos o 2° tempo, que é a troca do expansor por prótese de silicone.
A cirurgia é realizada no bloco cirúrgico, utilizando-se a mesma incisão (corte) da 1ª cirurgia. Neste tempo é possível realizar refinamentos na reconstrução, com o enxerto de gordura e correção do sulco inframamário. A cirurgia dura em média uma hora e meia.
Anestesia
A cirurgia é realizada com anestesia condutiva ou geral, no bloco cirúrgico.
Internação
Quando a reconstrução é no mesmo ato da mastectomia a internação é de 2-3 dias. Quando a reconstrução é realizada num outro tempo cirúrgico (tardia) não é necessário ficar internada, assim que estiver recuperada da anestesia é possível ir para casa, em média 2-5h após o fim da cirurgia.
Cicatrização
O local da incisão depende do planejamento da mastectomia, uma vez que utilizamos a mesma incisão. Os pontos geralmente são internos e absorvidos pelo corpo, não sendo necessário retirar pontos.
Cuidados no Pós-operatório
É utilizado sutiã cirúrgico com faixa por no mínimo 30 dias após a cirurgia. O dreno é retirado quando sair menos que 30ml de líquido claro em 24h. É possível realizar atividade física após 30 dias da cirurgia.
Agende sua Avaliação
Agende agora mesmo a sua avaliação preenchendo o formulário de contato ao lado ou pelos telefones (51) 3339.2255, (51) 3339.2033 e (51) 99806.2154.