A reconstrução mamária em pacientes submetidas a mastectomia é parte fundamental do tratamento multidisciplinar do câncer de mama. O objetivo é melhorar a qualidade de vida e autoestima das mulheres. É uma cirurgia segura, que não aumenta o risco de recorrência da doença e nem interfere na detecção da mesma. Mesmo assim, historicamente, apenas 20% das mulheres submetidas a mastectomia realizam a reconstrução da mama.
Sempre que possível, deve ser oferecida a reconstrução da mama que pode ser feita no momento da mastectomia (imediata) ou após a mastectomia (tardia).
Existem duas formas principais de realizar a reconstrução mamária: reconstrução com implante de silicone e reconstrução autóloga (retalhos) através da utilização de tecidos transpostos de outras partes do seu corpo (como a barriga ou as costas).
A escolha da técnica a ser utilizada depende do tipo de mastectomia que você irá realizar e das características da sua mama e tórax avaliados durante uma avaliação médica pré-operatória.
Veja os Fatores Sobre Reconstrução Mamária que Você Não Sabia
Enxerto de Gordura (também chamado de Lipofilling)
É retirada gordura de áreas do seu corpo em que há gordura localizada
O enxerto de gordura é um procedimento que usa a própria gordura da pessoa, coletada de áreas em excesso no corpo, para infiltração nas mamas. Planeja-se retirar a gordura de áreas em que você gostaria de melhorar o contorno corporal. A coleta é realizada pela técnica de lipoaspiração.
Expansor de Tecido
É indicado para muitos casos
A reconstrução com expansor é possível na grande maioria dos casos, principalmente nos casos em que é realizada uma remoção ampla da pele da mama; nos casos em que as pacientes desejam mamas com tamanho maior ao fim da reconstrução; ou em casos de reconstrução tardia nas pacientes que já fizeram mastectomia e ainda não reconstruíram a mama.
Retalho Transverso do Músculo Reto Abdominal (TRAM)
Você terá um abdome semelhante ao da abdominoplastia
A cirurgia de retalho do músculo reto abdominal é a reconstrução da mama com tecido do abdome inferior (pele e gordura) associado ao músculo reto abdominal. O excesso de gordura e pele do abdome inferior serão transpostos para a região da mama, fazendo com que seu abdome fique mais liso e com menos flacidez.
Reconstrução de Aréola e Mamilo
Se você perdeu sua aréola e mamilo saiba que eles também podem ser reconstruídos
Em muitos casos a mastectomia engloba o complexo aréolo-mamilar (CAM) por motivos oncológicos, e algumas vezes o trauma cirúrgico pode fazer com que o CAM perda sua vitalidade e necrose. Nestas situações é possível realizar a reconstrução do mamilo com retalhos locais da mama ou através do enxerto (pedaço) do mamilo do outro lado, e da aréola através de tatuagem médica.
Saiba Tudo Sobre Reconstrução Mamária
- Conheça as 5 Principais Cirurgias para Reconstrução Mamária Realizadas pelo Dr. F. Felipe Laitano
- Onde Fazer Reconstrução Mamária em Porto Alegre
- Conheça os Benefícios da Reconstrução Mamária com Enxerto de Gordura
- Saiba Tudo Sobre Reconstrução Mamária com Expansor de Mama
- 5 Dicas sobre Reconstrução Mamária que Você Deveria Saber
- Saiba Tudo Sobre Reconstrução da Aréola e Papila
- Fatores Sobre Reconstrução Mamária que Você Não Sabia
- Importância da Reconstrução Mamária Após a Mastectomia
- Cirurgia de Retalho do Músculo Grande Dorsal: O que é?
- Reconstrução Mamária Imediata ou Tardia: Qual Melhor Tipo?
- Quando Fazer a Reconstrução Mamária com Retalho do Músculo Reto Abdominal (TRAM)?
- Quais os Tipos de Reconstrução Mamária que o Dr. Francisco Felipe Laitano Indica
- Quando a Reconstrução Mamária com Expansor da Mama é Indicada?
Agende sua Avaliação
Agende agora mesmo a sua avaliação preenchendo o formulário de contato ao lado ou pelos telefones (51) 3339.2255, (51) 3339.2033 e (51) 99806.2154.