Skip to main content

Lipoaspiração ou Lipoescultura? Qual a Diferença entre os Procedimentos? - Dr. F. Felipe Laitano - Cirurgia Plástica em Porto Alegre

A lipoaspiração é uma das cirurgias mais realizadas ao redor do mundo. Segundo dados da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASAPS), no ano de 2017 foram realizadas ao redor de 305 mil procedimentos nos Estados Unidos, sendo a segunda plástica estética mais realizada.

A lipoaspiração pode ser a solução para quem perdeu peso mas não consegue eliminar as gorduras localizadas. Existem áreas do corpo que mesmo realizando atividade física regular e uma dieta saudável são difíceis de perder a gordura.

O princípio da lipoaspiração é remover a gordura presente no tecido subcutâneo (camada abaixo da pele) por aspiração, remodelando o corpo.

O objetivo não é a diminuição de peso, e sim a diminuição da gordura armazenada em certas áreas.

Quando Considerar a Lipoaspiração?

  • Se você tem áreas de gordura localizada que são desproporcionais ao resto do seu corpo;
  • Se você deseja mais definição no contorno de certas áreas do seu corpo;
  • Se a elasticidade da sua pele é boa (a lipoaspiração remove a gordura, mas não encolhe a pele).

Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), “a lipoaspiração é uma técnica validada e consagrada dentro do arsenal da cirurgia plástica, com indicações precisas para correções do contorno corporal em relação à distribuição do tecido adiposo subcutâneo, não devendo ser indicada para emagrecimento”.

Como é a Lipoaspiração?

Através de pequenas incisões na pele (em torno de 4mm) injeta-se primeiramente uma solução de soro fisiológico com adrenalina em toda a camada de gordura a ser tratada. Essa solução facilita a remoção da gordura, além de diminuir sangramentos. Em seguida, utilizando cânulas metálicas com orifícios na sua ponta que estão conectadas a um aparelho de aspiração, o cirurgião realiza movimentos de vai e vem para remover a gordura.

Quais Locais Indicados para Realizar a Lipoaspiração?

Quase todas as regiões do corpo podem ter sua gordura aspirada. Os locais mais frequentes são dorso, abdome, cintura, culotes, braços, coxas e joelhos. Porém, é sempre importante ressaltar que o volume máximo de gordura considerado seguro de se lipoaspirar em uma mesma cirurgia corresponde a 7% do peso do paciente. Quantidades superiores podem trazer risco a saúde, devendo-se optar por lipoaspirações complementares em outros momentos, caso necessário.

O que é a Lipoescultura?

A lipoescultura é a infiltração da gordura lipoaspirada em outras áreas do corpo para melhorar o contorno corporal. Primeiramente a gordura lipoaspirada precisa ser purificada, através de centrifugação, decantação ou filtração (com peneira) para remover o óleo e o soro. Esta gordura preparada é então colocada em seringas e enxertada (injetada) nas áreas do corpo que se deseja mais volume para melhorar o contorno. Sabe-se que em torno de 30% da gordura enxertada será absorvida pelo corpo, porém em muitos casos a porcentagem absorvida pelo corpo pode ser bem maior.

Quais Locais Indicados para Realizar a Lipoescultura?

As áreas mais comumente tratadas com lipoescultura são os glúteos e os sulcos da face.

Quais Procedimentos Podem Ser Associados à Lipoaspiração e Lipoescultura?

A lipoaspiração e a lipoescultura também podem ser associadas a outros procedimentos, seja complementando uma abdominoplastia ou de forma isolada a uma mamoplastia ou rinoplastia, por exemplo.

Agende sua Avaliação

Agende agora mesmo a sua avaliação preenchendo o formulário de contato ao lado ou pelos telefones (51) 3339.2255, (51) 3339.2033 e (51) 99806.2154.

Leave a Reply