A mastopexia, também conhecida como cirurgia de levantamento das mamas, é a suspensão (levantamento) das mamas através do remodelamento do tecido mamário, ascensão da aréola e mamilo e ressecção da pele excedente. Também pode ser associada com um implante (prótese) mamário para aumentar o volume e melhorar a forma das suas mamas.
Mastopexia: Ptose da Mama
A ptose é o termo médico para definir as mamas caídas e é classificada a partir da análise da posição da aréola em relação ao sulco inframamário (dobra que fica logo abaixo da mama). A classificação mais utilizada é a de Regnault, de 1976:
- Grau 1: Aréola na altura do sulco mamário e acima do contorno da glândula;
- Grau 2: Aréola abaixo do sulco mamário e acima do contorno da glândula;
- Grau 3: Aréola abaixo do sulco mamário e do contorno da glândula.
Tanto as pacientes jovens como as com mais idade podem realizar mastopexia. Nas pacientes mais jovens, as principais causas do caimento das mamas são a diminuição de peso e a gestação / amamentação. Nas pacientes com mais idade, com o passar dos anos, devido ao envelhecimento natural, a pele dos seios perde elasticidade deixando as mamas mais flácidas e caídas.
Nos casos em que não é necessário o uso de próteses de silicone, é feita a retirada do excesso de pele e o reposicionamento do tecido mamário para dar um novo contorno à mama. Em alguns casos, o cirurgião também retira tecido mamário (gordura ou glândula) afim de dar aos seios um formato adequado.
A aréola e mamilo são reposicionados em uma posição mais superior, sendo possível diminuir o tamanho da aréola para adequá-la ao novo formato e tamanho dos seios.
Existem vários tipos de incisão, sendo cada uma indicada de acordo com o volume a ser ressecado e a forma da sua mama. As incisões mais comuns são:
- Periareolar (ao redor da aréola);
- Vertical (ao redor da aréola com extensão vertical inferior em direção ao sulco inframamário);
- Em “T” invertido ou âncora (periareolar e vertical associada a cicatriz horizontal no sulco inframamário).
Quando Utilizar Prótese de Silicone?
Em mamas com muita flacidez e com pouco tecido mamário (gordura e glândula) para a sua montagem, é necessário o uso de prótese de silicone.
Em pacientes que desejam uma maior firmeza, mamas mais projetadas e um colo (polo superior da mama) mais marcado e cheio também se utiliza o implante de silicone.
É importante salientar que nos casos em que associamos o implante de silicone à diminuição da pele da mama, é ideal que não se utilize implantes muito grandes, uma vez que a chance de complicações aumenta conforme o aumento do volume do implante e quanto maior a prótese de silicone, mais rápido a mama irá sofrer ptose (caimento) novamente.
Quais os Cuidados Após a Mastopexia
Existem alguns cuidados pós-operatórios que são importantes de serem seguidos. O sutiã cirúrgico deve ser usado por 30 dias após a cirurgia e a retomada às atividades habituais de trabalho e estudo ocorre em média após 7 dias. Para as atividades físicas é necessário aguardar no mínimo 30 dias.
Agende sua Avaliação
Agende agora mesmo a sua avaliação preenchendo o formulário de contato ao lado ou pelos telefones (51) 3339.2255, (51) 3339.2033 e (51) 99806.2154.