A cirurgia de prótese de silicone é a cirurgia plástica mais realizada no mundo atualmente. No ano de 2018 foram realizadas 330 mil procedimentos nos Estados Unidos segundo as estatísticas da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética (ASAPS).
O implante de silicone pode ser colocado atrás da glândula mamária ou atrás do músculo peitoral. Cada uma destas técnicas tem suas indicações, benefícios e limitações.
Prótese de Silicone Atrás da Glândula ou Atrás do Músculo?
A prótese de silicone atrás da glândula, também chamada de retroglandular, é a mais realizada. Como resultado teremos mamas mais marcadas, principalmente na sua porção superior. A dor pós-operatória costuma ser mínima, aliviada com o uso de analgésicos comuns e o inchaço é menor que quando colocamos as próteses atrás do músculo. Enfim, a recuperação costuma ser mais tranquila.
A prótese atrás do músculo, também chamada de retromuscular ou dual plane, costuma ser indicada para casos específicos. Pacientes muito magras e com pouco tecido na região superior e medial das mamas beneficiam-se da colocação atrás do músculo, uma vez que teremos uma camada a mais para cobertura e camuflagem da prótese. É importante salientar que a porção inferior do implante sempre ficará atrás da glândula, independente de o músculo estar na frente ou atrás da prótese.
A prótese atrás do músculo tem uma tendência a proporcionar um aspecto mais natural à mama, uma vez que resulta em uma transição mais suave entre o tórax e a parte superior da prótese. Como é necessário cortar a parte inferior do músculo que está inserida nas costelas, a dor e o inchaço costumam ser maiores do que quando a prótese é colocada apenas atrás da glândula.
Independente se abaixo ou acima do músculo, o tamanho da prótese é escolhido em conjunto com a paciente, baseado em seus desejos e nas medidas do tórax e mamas obtidas durante o exame físico. Não existe nenhuma fórmula mágica, mas temos que respeitar alguns conceitos médicos para obtenção de resultados mais seguros e duradouros.
Se colocada atrás da glândula ou atrás do músculo, a cirurgia de prótese de silicone não interfere na lactação e nem na fisiologia da glândula mamária. Logo, se você engravidar após a cirurgia poderá amamentar normalmente, desde que tenha os estímulos hormonais da lactação normais.
Tipos de Prótese de Silicone
Existem as próteses redondas e as anatômicas, e ambas podem ser colocadas tanto atrás do músculo como atrás da glândula, dependendo do resultado planejado. As redondas são as mais utilizadas, uma vez que preenchem mais o polo superior das mamas, marcando mais o decote, fato desejado pela maioria das pacientes. As próteses anatômicas, também chamadas de ‘gota’, são mais cheias na sua porção inferior, preenchendo mais os polos inferiores, resultando em mamas com formato mais natural.
Após ler tudo que foi exposto acima, podemos concluir que não existe o melhor ou pior, e sim que cada caso deve ser individualizado e estudado em conjunto com a paciente para decidir se a prótese será colocada atrás da glândula ou do músculo (dual plane).
Agende sua Avaliação
Agende agora mesmo a sua avaliação preenchendo o formulário de contato ao lado ou pelos telefones (51) 3339.2255, (51) 3339.2033 e (51) 99806.2154.