Skip to main content

Reconstrução Mamária: O Bem Estar Após o Câncer - Dr. F. Felipe Laitano - Cirurgia Plástica em Porto Alegre

Neste post você vai conhecer os tipos de Reconstrução Mamária mais indicados para o seu bem-estar.

O câncer de mama é a neoplasia maligna mais comum nas mulheres no Brasil e no mundo, chegando a aproximadamente 30% dos novos casos de câncer a cada ano. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), a estimativa para o ano de 2020 é de 66.280 novos casos no Brasil.

Reconstrução Mamária: A Evolução do Tratamento

O tratamento cirúrgico do câncer de mama evoluiu muito nas últimas décadas. Inicialmente, conforme preconizado por William Halsted, realizava-se a mastectomia radical, resultando na mutilação das mulheres, uma vez que era retirada toda mama, músculos peitorais e realizado esvaziamento da axila através de uma extensa cicatriz. Nesta época, acreditava-se não ser seguro preservar qualquer estrutura anatômica da mama.

Atualmente, as cirurgias são muito menos agressivas, podendo ser realizada desde uma cirurgia conservadora sem a retirada de toda a mama, até cirurgias de mastectomia (retirada de toda glândula mamária) com preservação de toda pele e complexo aréolo-mamilar.

Reconstrução Mamária e o Bem-estar

A Reconstrução Mamária após a retirada do tumor é parte fundamental do tratamento multidisciplinar do câncer de mama. O objetivo da reconstrução da mama é melhorar a qualidade de vida e autoestima das mulheres, sendo um procedimento seguro, que não aumenta o risco de recorrência da doença e nem interfere na detecção da mesma.

Mesmo assim, historicamente, apenas 20% das mulheres submetidas a mastectomia realizam a reconstrução mamária. Para todas as pacientes que tiverem condições, deve ser oferecida a reconstrução de sua mama e o melhor momento para a reconstrução deverá ser discutido com o médico, podendo ser feita no momento da mastectomia (imediata) ou após a mastectomia (tardia).

A cirurgia conservadora da mama consiste na retirada do tumor com margens amplas seguida da reconstrução imediata do defeito; já as mastectomias, as quais evoluíram muito nas ultimas décadas, consistem na retirada de toda glândula mamária podendo ser preservada toda a pele da mama e até mesmo o complexo aréolo-mamilar.

Toda esta evolução no tratamento cirúrgico do câncer de mama objetiva realizar cirurgias menos agressivas com melhores resultados estéticos e com a mesma segurança oncológica.

Reconstrução Mamária: Conheça as Técnicas

As técnicas de reconstrução mamária vêm evoluindo muito ao longo do tempo, trazendo um impacto importante na qualidade de vida das mulheres. As 5 principais cirurgias realizadas para a reconstrução mamária são:

Prótese de Silicone

A Reconstrução com Prótese de Silicone é indicada para as pacientes com mamas pequenas e médias que desejam uma recuperação mais rápida, com retorno mais precoce às suas atividades após uma mastectomia.

Expansor de Silicone Temporário

A Reconstrução com o Expansor de Silicone Temporário também é indicada para pacientes que desejam uma recuperação mais rápida após a mastectomia, com retorno mais precoce as suas atividades.

Normalmente é realizada em mamas médias e grandes ou quando é retirada muita pele durante a mastectomia.

Entre três a seis meses após a última expansão ou seis meses após a última sessão de radioterapia (quando indicada) será realizada a cirurgia para troca do expansor pela prótese de silicone definitiva. É por isto que este tipo de reconstrução é chamada de reconstrução mamária em dois tempos ou reconstrução com expansor temporário.

Retalho do Músculo Grande Dorsal

A Reconstrução com Retalho do Músculo Grande Dorsal é a cirurgia mais versátil, podendo ser indicada para quase todas pacientes submetidas tanto à cirurgia conservadora quanto à mastectomia.

Na grande maioria dos casos é necessário associar uma prótese de silicone para dar volume a mama, porém em pacientes com sobrepeso ou obesas e com excesso de tecido nas costas, pode não ser necessária a prótese de silicone.

Retalho do Músculo Reto Abdominal (TRAM)

A Reconstrução com Retalho do Músculo Reto Abdominal (TRAM) é indicada para pacientes que desejam uma mama reconstruída mais natural e com consistência macia ao toque; e que, além disso, apresentam excesso de tecido no abdome inferior. É realizada principalmente após mastectomia.

Enxerto de Gordura

A Reconstrução com Enxerto de Gordura é indicada para reconstrução total da mama em pacientes com mamas pequenas, para melhora do aspecto da pele após radioterapia, para correção de defeitos após outros tipos de reconstrução; enfim, o enxerto de gordura quase sempre está indicado em algum momento na reconstrução mamária, tanto após a mastectomia como após a cirurgia conservadora da mama.

Agende sua Avaliação

Agende agora mesmo a sua avaliação preenchendo o formulário de contato ao lado ou pelos telefones (51) 3339.2255(51) 3339.2033 e (51) 99806.2154.

Leave a Reply