Skip to main content

Quando Fazer a Reconstrução Mamária com Retalho do Músculo Reto Abdominal (TRAM)? - Dr. F. Felipe Laitano - Cirurgia Plástica em Porto Alegre

A cirurgia do Retalho do Músculo Reto Abdominal (TRAM) é a reconstrução da mama com tecido do abdome inferior (pele e gordura) associado ao músculo reto abdominal (os retos são músculos pares localizados na região anterior do abdômen).

Esta cirurgia foi descrita e popularizada na década de 80, por Carl Hartrampf, um cirurgião plástico americano, sendo uma importante técnica na reconstrução mamária, tanto imediata, quanto tardia, até os dias de hoje.

Indicações para Reconstrução com Retalho do Músculo Reto Abdominal (TRAM)

As principais indicações para a reconstrução com o TRAM são:

  • Pacientes que não desejam reconstrução com prótese de silicone;
  • Mulheres com excesso de tecido abdominal após a gestação;
  • Mulheres que desejam realizar abdominoplastia e reconstrução de mamas;
  • Mama oposta de tamanho médio ou grande;
  • Complicações após reconstrução com implantes;
  • Reconstrução tardia pós-mastectomia;
  • Mastectomia com ressecção de grande quantidade de pele.

Como é a Cirurgia de Retalho do Músculo Reto Abdominal (TRAM)?

A demarcação é semelhante à realizada na abdominoplastia (dermolipectomia abdominal estética), ou seja,  marca-se o excesso de pele abdominal inferior (entre o púbis e a cicatriz umbilical) que será transposto à região da mama junto do músculo reto abdominal.

Temos dois músculos reto abdominal, um de cada lado do umbigo, sendo utilizado um (TRAM unilateral) ou os dois músculos (TRAM bilateral). É indispensável a inclusão da região periumbilical, onde se localizam os principais vasos perfurantes que irão levar o sangue para o tecido da nova mama. No local do músculo transposto coloca-se uma tela para dar suporte a parede abdominal e então realiza-se um túnel no abdome superior para transpor o retalho para região da mama.

A cirurgia demora de quatro a cinco horas, e o tempo de internação é de 3 dias, momento em que a dor passa a ser controlada apenas com analgésicos via oral.

As mamas reconstruídas com o TRAM apresentam volume e formas naturais. Além disso, a consistência se assemelha a de uma mama normal. Uma outra vantagem é a melhora do contorno corporal e o fato de a mama ser reconstruída sem a necessidade de implante de silicone.

A cirurgia resulta em uma cicatriz horizontal no abdome inferior similar a de uma abdominoplastia (cirurgia plástica abdominal), que fica escondida pela roupa íntima. Também resulta em uma cicatriz ao redor do umbigo e em uma cicatriz na mama ao redor da pele do retalho.

Cuidados no Pós-operatório de TRAM

No dia seguinte da cirurgia já se recomenda caminhar. É fundamental nos primeiros dias andar um pouco curvada, mas é possível ficar o mais ereto possível dentro de seu conforto. O objetivo é não esticar muito o abdome para evitar forçar a cicatriz e abrir os pontos.

Por esse mesmo motivo, é aconselhado dormir de barriga para cima, recostado e com as pernas dobradas, evitando dormir de lado ou de barriga para baixo, para não pressionar o abdômen nem machucar a cicatriz. É possível realizar exercício físico após, no mínimo, 40-60 dias.
Quando Fazer a Reconstrução Mamária com Retalho do Músculo Reto Abdominal (TRAM)? - Dr. F. Felipe Laitano - Cirurgia Plástica em Porto Alegre

Saiba Tudo Sobre Reconstrução Mamária

Agende sua Avaliação

Agende agora mesmo a sua avaliação preenchendo o formulário de contato ao lado ou pelos telefones (51) 3339.2255(51) 3339.2033 e (51) 99806.2154.

Leave a Reply