A reconstrução mamária com retalhos musculares é uma alternativa muito eficiente em diversas situações. Pode ser realizadas tanto de forma imediata (no momento da mastectomia) como tardia (meses até anos após a mastectomia).
Reconstrução Mamária com Retalhos Musculares
Os retalhos musculares mais utilizados na reconstrução mamária são o do músculo reto abdominal (TRAM) e o do músculo grande dorsal. A seguir falaremos um pouco sobre cada um destes retalhos.
Retalho do Músculo Reto Abdominal (TRAM)
É utilizado o tecido do abdome inferior (pele e gordura) associado ao músculo reto abdominal (os retos são músculos pares localizados na região anterior do abdômen). Esta cirurgia foi descrita e popularizada na década de 80, por Carl Hartrampf, um cirurgião plástico americano, sendo uma importante técnica na reconstrução mamária, tanto imediata, quanto tardia, até os dias de hoje.
As principais indicações para a reconstrução com o TRAM são:
- Pacientes que não desejam reconstrução com prótese de silicone;
- Mulheres com excesso de tecido abdominal após a gestação;
- Mulheres que desejam realizar abdominoplastia e reconstrução de mamas;
- Mama oposta de tamanho médio ou grande;
- Complicações após reconstrução com implantes;
- Reconstrução tardia pós-mastectomia;
- Mastectomia com ressecção de grande quantidade de pele.
Saiba mais sobre Reconstrução Mamária com Retalho do Músculo Reto Abdominal (TRAM) clicando aqui.
Retalho do Músculo Grande Dorsal
É utilizado o músculo grande dorsal (músculo das costas) associado a uma elipse de pele das costas do mesmo lado da mastectomia. Na maioria das vezes, quando não há volume suficiente, associa-se uma prótese de silicone para uma melhor simetria com a mama do outro lado. Em casos que há abundância de tecido adiposo no dorso ou que a mama oposta seja pequena, é possível realizar a reconstrução da mama apenas com tecido autólogo (sem uso de prótese de silicone). As indicações para a reconstrução mamária com o retalho do músculo grande dorsal são diversas, sendo uma técnica muito versátil que dever fazer parte do arsenal de todo cirurgião plástico que trabalha com reconstrução mamária.
As principais indicações para a reconstrução com o retalho do músculo grande dorsal são:
- Sequelas (defeitos) após cirurgia conservadora de mama;
- Complicações em reconstrução mamária prévia com implante (prótese de silicone);
- Mastectomia com ressecção de pele;
- Reconstrução mamária após radioterapia;
- Pacientes magras sem área doadora no abdome e que necessitam de uma reconstrução com retalho.
Saiba mais sobre Reconstrução Mamária com Retalho do Músculo Grande Dorsal clicando aqui.
Reconstrução Mamária com Retalhos Musculares: Como é o Resultado
As reconstruções mamárias com retalhos musculares são cirurgias complexas, que exigem mais habilidade do cirurgião e que demandam maior tempo de internação e recuperação que as reconstruções com expansores de tecido e implante. Além disso, sempre haverá uma cicatriz na área doadora do retalho, a qual ficará em uma região fora da mama reconstruída. Contudo, a longo prazo, são as cirurgias que deixam as pacientes mais satisfeitas com suas mamas reconstruídas.
Agende sua Avaliação
Agende agora mesmo a sua avaliação preenchendo o formulário de contato ao lado ou pelos telefones (51) 3339.2255, (51) 3339.2033 e (51) 99806.2154.