Skip to main content

Sol Após Cirurgia Plástica: Quando é Permitido? - Dr. F. Felipe Laitano - Cirurgia Plástica em Porto Alegre

Você sabe quando o sol após Cirurgia Plástica é permitido? Nesse post vou te contar direitinho como funciona.

Sol Após Cirurgia Plástica: Quando é Permitido?

O Brasil é o segundo país que mais realiza cirurgia plástica no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, segundo dados de pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). Uma das principais dúvidas de quem se submete a uma cirurgia é quando a exposição solar no pós-operatório é permitida.

Isto porque o sol pode levar o escurecimento das cicatrizes e da pele. Além disso, a exposição solar após uma cirurgia também pode causar mais inchaço e latejamento devido a consequente vasodilatação sanguínea.

Clique aqui e Conheça as Vantagens de Realizar a Cirurgia Plástica no Verão!

Por que a Pele e as Cicatrizes Podem Escurecer?

A pele apresenta diversos tipos de células, sendo uma delas o melanócito, responsável pela produção do pigmento (melanina). Indivíduos com a pele muito clara apresentam menos melanócitos, quando comparados às pessoas com a pele mais escura. Qualquer estímulo traumático por menor que seja sobre a pele, como se queimar no sol, por exemplo, é capaz de ativar os melanócitos, aumentando a produção de melanina e tornando a pele no local mais escura.

Por Quanto Devo Evitar o Sol?

Logo nos primeiros três meses após a cirurgia plástica, a produção da melanina é mais intensa e nesse período o paciente precisa manter um cuidado redobrado. Salienta-se que cada intervenção cirúrgica tem o seu tempo de recuperação, e este assunto deve ser discutido com o seu médico na consulta pré-operatória.

O período mínimo ideal recomendado para evitar completamente a exposição solar é de 30 dias. Logo nas primeiras semanas após a cirurgia plástica, enquanto ao redor da incisão cirúrgica estiver inchado e com hematomas, você não deve se expor ao sol nem com protetor ou coberto com roupa.

Após desinchar, o ideal é não tomar sol direto na cicatriz até ela amadurecer, que acontece quando ela passa de vermelha para branca. Isso varia de acordo com o organismo de cada pessoa e pode levar de 1 até 2 anos. Nesta situação, caso precise se expor, cubra a cicatriz com protetor solar e a roupa por cima.

Quando Verei o Resultado Final da Cicatriz?

O resultado final da sua cicatriz dependerá de vários fatores, além dos cuidados com a exposição solar. Condições patológicas associadas (diabete, infecções, anemias, alergias, carência de certas vitaminas/proteínas), hábitos sociais (tabagismo, etilismo), predisposição genética, reações aos fios cirúrgicos, uso de medicamentos (AAS, corticóides), dentre outros.

A utilização de filtro solar é recomendada durante todas as épocas do ano e sempre que possível as cicatrizes devem ser cobertas para evitar a incidência direta do sol. O uso de protetor solar com FPS 60 nas áreas operadas é sempre recomendado.

Agende sua Avaliação

Agende agora mesmo a sua avaliação preenchendo o formulário de contato ao lado ou pelos telefones (51) 3339.2255, (51) 3339.2033 e (51) 99806.2154.

Leave a Reply