A prótese de mama, ou mamoplastia de aumento, é uma das cirurgias mais realizadas no Brasil e no mundo. Segundo os dados da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS), no ano de 2019, foram realizadas aproximadamente 300 mil cirurgias de prótese de mama nos Estados Unidos (EUA).
A mudança no volume mamário é notável logo após a cirurgia, melhorando a autoestima das mulheres e fazendo com que se sintam melhores vestidas e mais confiantes no dia a dia.
É uma cirurgia pouco dolorosa, em que o uso de analgésicos comuns é o suficiente no pós-operatório imediato. A recuperação costuma ser tranquila. O movimento dos braços pode ser realizado logo após o fim da cirurgia e o retorno às atividades é relativamente rápido, retomando-se o trabalho após alguns dias e as atividades físicas após quatro semanas.
O sutiã cirúrgico é colocado imediatamente ao fim do procedimento, e por isto, deve ser levado ao hospital no dia da cirurgia. Ele deve ser o mais confortável possível, pois devera ser usado por um período mínimo de quatro semanas. Ele tem que ser justo, mas não pode ser muito apertado para não prejudicar a respiração e nem a cicatrização da mama.
Algumas características essenciais do sutiã cirúrgico são:
- Sem aros: Os aros machucam, podem deslocar o implante e causam dor no local da cicatriz.
- Qualidade: O tecido deve ser confortável e não causar alergias.
- Abertura frontal: Como ocorrerá algum desconforto nos primeiros dias ao se levantar demais os braços, a abertura frontal é fundamental pois facilita a colocação e retirada do sutiã.
- Alças de ajuste: Traz maior conforto e ajuda a posicionar o sutiã da forma mais confortável possível.
O implante de silicone pode ser colocado atrás da glândula mamária ou atrás do músculo peitoral. Cada uma destas técnicas tem suas indicações, benefícios e limitações.
Prótese atrás da Glândula
Também chamada de retro glandular, é a mais realizada. Como resultado teremos mamas mais marcadas, principalmente na sua porção superior. A dor pós-operatória costuma ser mínima, aliviada com o uso de analgésicos comuns e o inchaço é menor que quando colocamos as próteses atrás do músculo. Enfim, a recuperação costuma ser mais tranquila.
Prótese atrás do Músculo
Também chamada de retromuscular ou dual plane, costuma ser indicada para casos específicos. Pacientes muito magras e com pouco tecido na região superior e medial das mamas beneficiam-se da colocação atrás do músculo, uma vez que teremos uma camada a mais para cobertura e camuflagem da prótese. A prótese atrás do músculo tem uma tendência a proporcionar um aspecto mais natural à mama. Uma vez que é necessário cortar a parte inferior do músculo que está inserida nas costelas, a dor e o inchaço costumam ser maiores do que quando a prótese é colocada apenas atrás da glândula.
Independente se abaixo ou acima do músculo, o uso do sutiã cirúrgico está sempre indicado no pós-operatório. O sutiã para os casos retro glandulares não precisa ter faixa, já para os casos retro musculares o uso da faixa é essencial. O objetivo da faixa é comprimir o músculo para diminuir o edema(inchaço), algo muito comum quando se descola o músculo. Além disso, a faixa ajuda a estabilizar e a manter o implante na posição adequada.
Agende sua Avaliação
Agende agora mesmo a sua avaliação preenchendo o formulário de contato ao lado ou pelos telefones (51) 3339.2255, (51) 3339.2033 e (51) 99806.2154.