Skip to main content

Tipos de Abdonominoplastia: O que é a Cicatriz em T - Dr. F. Felipe Laitano - Cirurgia Plástica em Porto Alegre

Neste blog eu vou te mostrar os Tipos de Abdonominoplastia. Um abdome liso, reto e sem flacidez é o desejo de muitas pacientes que procuram o consultório do cirurgião plástico.

A abdominoplastia, ou dermolipectomia abdominal, é o procedimento cirúrgico que visa corrigir o excesso de pele e gordura no abdômen, principalmente após grandes perdas de peso e após a gestação, deixando-o mais liso, reto e sem flacidez.

Conforme os dados da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASAPS), no ano de 2017, foram realizadas 141 mil abdominoplastias no Estados Unidos (EUA).

A cirurgia de abdominoplastia visa o contorno corporal, não o emagrecimento, por isso que em muitos casos a dermolipectomia abdominal é associado a lipoaspiração para melhorar o resultado final. É fundamental manter uma dieta saudável e realizar exercícios físicos regulares para prolongar os resultados obtidos com a cirurgia.

Tipos de Abdonominoplastia

Os principais tipos de abdominoplastia são: clássica, mini abdominoplastia e âncora ou T invertido.

Abdominoplastia Clássica

A abdominoplastia conhecida como “clássica” é a mais realizada. A cicatriz resultante localiza-se horizontalmente na região do abdome inferior, prolongando-se lateralmente em maior ou menor extensão, dependendo do volume do abdome a ser corrigido. Esta cicatriz é planejada para ficar escondida pela roupa íntima e biquíni e na maioria das vezes, engloba a cicatriz da cesárea. É indicada para pacientes sem grande excesso de tecido na região do tronco.

Mini Abdominoplastia

A mini abdominoplastia, por possuir uma indicação muito restrita, é a menos realizada. É indicada para pacientes com pouco excesso de pele no abdome inferior e com uma cicatriz umbilical alta. A cicatriz resultante também é localizada horizontalmente na região do abdome inferior. Não há cicatriz no umbigo, uma vez que o mesmo apenas mudará para uma posição mais inferior.

Abdominoplastia em âncora ou T invertido

Para as pacientes com grandes perdas de peso e com importante excesso de pele e gordura no tronco (tanto no sentido horizontal quanto vertical) realiza-se a abdominoplastia em âncora ou T invertido. O nome deriva do formato final da cicatriz. A cicatriz resultante localiza-se horizontalmente na região do abdome inferior e verticalmente no meio da barriga. Na maioria das vezes o umbigo da paciente é removido e um novo umbigo é feito. A cicatriz vertical colabora principalmente para melhora do contorno na parte lateral do tronco. Devido a cicatriz vertical, é mais difícil esconder toda a cicatriz. Os cuidados no pós-operatório em casa da paciente são basicamente os mesmos de uma abdominoplastia clássica.

Agende sua Avaliação

Agende agora mesmo a sua avaliação preenchendo o formulário de contato ao lado ou pelos telefones (51) 3339.2255(51) 3339.2033 e (51) 99806.2154.

Leave a Reply