Existem diversos Tipos de Reconstrução Mamária, sendo o objetivo principal devolver a autoestima das mulheres submetidas a mastectomia. Ela deve ser individualizada, uma vez que as características do biótipo de cada paciente associadas ao tipo de cirurgia para ressecção do tumor de mama diferem muito.
Sendo assim, o cirurgião plástico que realiza reconstrução mamária deve estar habituado com as mais diversas técnicas cirúrgicas. Vale enfatizar que na grande maioria das vezes é necessária mais de uma cirurgia para se obter o resultado desejado.
Tipos de Reconstrução Mamária após Mastectomia
Prótese de Silicone
A reconstrução mamária com prótese de silicone é indicada para os pacientes que desejam uma recuperação mais rápida, com retorno mais precoce as suas atividades. Indicada principalmente para mamas pequenas e médias. O tempo de internação médio é de 2 dias após a cirurgia, e o retorno as atividades ocorre em até 4 semanas.
Expansor de Mama
O expansor de mama também indicado para pacientes que desejam uma recuperação mais rápida, com retorno mais precoce as suas atividades. É realizado em mamas médias e grandes, quando é retirada pele durante a mastectomia ou quando é desejado mamas maiores. O tempo de internação e o retorno as atividades é semelhante a reconstrução com prótese de silicone.
Retalho do Músculo Grande Dorsal
A reconstrução mamária com retalho do músculo grande dorsal é a cirurgia mais versátil, podendo ser indicada para quase todas pacientes. Na grande maioria dos casos é necessário associar uma prótese de silicone para dar volume a mama, porém em pacientes com sobrepeso ou obesas e excesso de tecido nas costas, pode não ser necessária a prótese de silicone. A cicatriz resultante nas costas é planejada para ficar escondida pelo sutiã. O tempo de internação médio é de 2-3 dias após a cirurgia, e o retorno as atividades ocorre após no mínimo 4 semanas.
Retalho do Músculo Reto Abdominal (TRAM)
A reconstrução com retalho do músculo reto abdominal (TRAM) é indicada para pacientes que desejam uma mama reconstruída mais natural e com consistência macia ao toque, e que, além disso, apresentam excesso de tecido no abdome inferior. Ainda como vantagem ocorre uma melhora do contorno corporal devido a ressecção de tecido abdominal, principalmente após as gestações. A cicatriz no abdome inferior é planejada para ficar escondida pela roupa íntima. O tempo de internação médio é de 3-4 dias, e o retorno as atividades ocorre no mínimo após 4 semanas.
Enxerto de Gordura
O enxerto de gordura é indicado para reconstrução total da mama em pacientes com mamas pequenas, para melhora do aspecto da pele após radioterapia, para correção de defeitos após outros tipos de reconstrução; enfim, o enxerto de gordura quase sempre estará presente em algum momento da reconstrução mamária. É uma cirurgia ambulatorial, não sendo necessário ficar internada. As cicatrizes são mínimas e o retorno as atividades ocorre após alguns dias.
Saiba Tudo Sobre Reconstrução Mamária
- Conheça as 5 Principais Cirurgias para Reconstrução Mamária Realizadas pelo Dr. F. Felipe Laitano
- Onde Fazer Reconstrução Mamária em Porto Alegre
- Conheça os Benefícios da Reconstrução Mamária com Enxerto de Gordura
- Saiba Tudo Sobre Reconstrução Mamária com Expansor de Mama
- 5 Dicas sobre Reconstrução Mamária que Você Deveria Saber
- Saiba Tudo Sobre Reconstrução da Aréola e Papila
- Fatores Sobre Reconstrução Mamária que Você Não Sabia
- Importância da Reconstrução Mamária Após a Mastectomia
- Cirurgia de Retalho do Músculo Grande Dorsal: O que é?
- Reconstrução Mamária Imediata ou Tardia: Qual Melhor Tipo?
- Quando Fazer a Reconstrução Mamária com Retalho do Músculo Reto Abdominal (TRAM)?
- Quais os Tipos de Reconstrução Mamária que o Dr. Francisco Felipe Laitano Indica
- Quando a Reconstrução Mamária com Expansor da Mama é Indicada?
Agende sua Avaliação
Agende agora mesmo a sua avaliação preenchendo o formulário de contato ao lado ou pelos telefones (51) 3339.2255, (51) 3339.2033 e (51) 99806.2154.