A cirurgia de prótese de mama é uma das mais realizadas pelo cirurgião plástico atualmente. Aqui vamos responder algumas das perguntas mais frequentes no consultório.
Como escolher o tamanho das minhas próteses?
O tamanho da prótese é escolhido em conjunto com a paciente, baseado em seus desejos e nas medidas do tórax e mamas obtidas durante o exame físico. Não existe nenhuma fórmula mágica, mas temos que respeitar alguns conceitos médicos para obtenção de resultados mais seguros e duradouros.
Existe mais de um formato de prótese de silicone?
Sim, existem as próteses redondas e as anatômicas. As redondas são as mais utilizadas, uma vez que preenchem mais o polo superior das mamas, marcando mais o decote, fato desejado pela maioria das pacientes. As próteses anatômicas, também chamadas de ‘gota’, são mais cheias na sua porção inferior, preenchendo mais os polos inferiores, resultando em mamas com formato mais natural.
A prótese será colocada atrás do músculo ou atrás da glândula?
Pacientes muito magras e com pouco tecido na região superior e medial das mamas beneficiam-se da colocação atrás do músculo, uma vez que teremos uma camada a mais para cobertura e camuflagem da prótese. Na maioria dos outros casos coloca-se a prótese de silicone atrás da glândula.
Onde será minha cicatriz?
A cicatriz sempre é colocada em lugares que fique menos aparente. Os locais utilizados são: sulco inframamário, aréola inferior e axila. O local escolhido para a cicatriz vai depender das características do seu corpo e de seu desejo.
É preciso ficar internada após a cirurgia?
Não, a cirurgia de prótese de silicone é ambulatorial. Algumas horas após o fim da cirurgia, quando estiver bem recuperada da anestesia, você já poderá ir para casa.
Quanto tempo depois da cirurgia posso voltar a realizar exercício físico?
O retorno as atividades físicas pode iniciar 4 semanas após a cirurgia. Quando a prótese for colocada atrás do músculo pode ser necessário esperar mais.
Quando posso retornar ao trabalho e aos estudos?
Alguns dias após a cirurgia você já estará apta para voltar a sua rotina de trabalho e estudo. A maioria das pacientes retornam após 4 a 7 dias.
Quem tem prótese de mama pode realizar mamografia?
Sim, quem tem prótese de mama pode realizar mamografia. Existem técnicas específicas para a obtenção de imagens e você pode manter sua rotina com o mastologista de forma habitual.
Quem tem prótese de silicone tem mais chance de ter câncer de mama?
Não, vários estudos já provaram que prótese de silicone não causa câncer de mama e nem atrapalha no diagnóstico do câncer. Você pode seguir seu acompanhamento com o mastologista de forma habitual, realizando exames de imagem das mamas conforme a rotina, sem prejudicar o diagnóstico de uma eventual lesão na mama.
A prótese de silicone influencia na amamentação?
A prótese de silicone é sempre colocada atrás da glândula mamária, logo não altera a amamentação. As próteses são feitas de um gel coesivo revestido por uma cápsula de silicone, o que impede seu vazamento ou qualquer contaminação do leite materno. Se você tem prótese de silicone e não consegue amamentar, provavelmente isto está relacionado a outros fatores e não à presença da prótese.
Prótese de silicone tem validade?
As próteses de silicone atuais não possuem validade, mas sabe-se que provavelmente em algum momento da sua vida você terá que trocá-las. As próteses estão cada vez mais modernas, sendo as novas mais resistentes que as mais antigas.
Agende sua Avaliação
Agende agora mesmo a sua avaliação preenchendo o formulário de contato ao lado ou pelos telefones (51) 3339.2255, (51) 3339.2033 e (51) 99806.2154.