Skip to main content

Veja a Importância do Pós-operatório na Cirurgia Plástica

A cirurgia plástica é um dos caminhos para você conquistar mais autoconfiança e melhorar sua qualidade de vida. Durante as consultas pré-operatórias é fundamental que você converse com seu médico e esclareça todas as suas dúvidas. É neste momento que receberá a maioria das orientações pós-operatórias.

É fundamental que você as siga, para que a sua recuperação não seja prejudicada por algum descuido. Além disso, sabe-se que os pacientes bem orientados e cientes da evolução normal do seu pós-operatório têm uma recuperação mais tranquila e menos dolorosa.

Dicas de Cuidados Pós-Operatório em Cirurgia Plástica:

Após a maioria das cirurgias de contorno corporal (abdominoplastia, lipoaspiração, prótese de mama) se usa uma cinta modeladora por um período médio de quatro semanas. O objetivo da cinta é comprimir a área operada para diminuir o edema (acúmulo de líquidos), dar conforto e segurança, modelar suas curvas, diminuir a dor e facilitar os seus movimentos.

Preciso Fazer Drenagem Linfática no Pós-Operatório?

Em relação a lipoaspiração, a drenagem linfática é fundamental no pós-operatório, pois diminui o edema da cirurgia e faz você sentir-se melhor. Além da drenagem, irregularidades decorrentes do processo de cicatrização podem ser corrigidas pelas técnicas de terapia manual.

As Fases da Cicatrização

Não podemos deixar de falar do processo de cicatrização, que apresenta mais de uma fase. Durante o primeiro mês o corte apresenta bom aspecto, podendo ocorrer discreta reação aos pontos ou ao curativo. Do primeiro ao 12º mês haverá um espessamento natural da cicatriz e mudança nas tonalidades de sua cor, podendo passar de vermelho ao marrom, para, em seguida, começar a clarear.

Por ser o período menos favorável da evolução cicatricial, é o que mais preocupa os (as) pacientes. Todavia, ele é temporário e varia de paciente para paciente. De um ano a um ano e meio a cicatriz tende a tornar-se cada vez mais clara e menos espessa, atingindo assim o seu aspecto definitivo, portanto, qualquer avaliação definitiva de uma cirurgia plástica deverá ser feita após um período de 18 meses.

É Necessária a Utilização de Drenos?

Em algumas cirurgias pode ser necessária a utilização de drenos. Eles servem para prevenir e evitar o acúmulo de líquido e sangue no local da cirurgia. Na maioria das vezes utilizam-se drenos que funcionam por sucção. Os drenos são tubos maleáveis de silicone que ligam o local da cirurgia a um reservatório que cria uma pressão negativa. Costuma-se tirar os drenos conforme a quantidade de líquido que sai em 24 horas, e isto depende de qual cirurgia você fez.

Os cuidados diários geralmente são realizados por quem está cuidando do paciente ou pelo próprio paciente, e a retirada do dreno ocorre no consultório médico durante a consulta de revisão. É importante ressaltar que para a retirada do dreno não é necessário nenhum tipo de anestesia, já que é um procedimento que não causa dor, podendo gerar apenas um desconforto no momento da tração do dreno.

Sempre siga as orientações pós-operatórias do seu médico e não esqueça de comparecer às consultas de revisão na data e hora marcada. Se tiver dúvidas ou perceber alterações no local operado contate imediatamente seu médico. Para mais informações agende uma consulta!

Agende sua Avaliação

Agende agora mesmo a sua avaliação preenchendo o formulário de contato ao lado ou pelos telefones (51) 3339.2255, (51) 3339.2033 e (51) 99806.2154.

Leave a Reply