Abdominoplastia

Abdominoplastia: Quais os Tipos e Como é a Cicatriz?

By 26 de novembro de 2019 No Comments

Abdominoplastia: Quais os Tipos e Como é a Cicatriz? - Dr. F. Felipe Laitano - Cirurgia Plástica em Porto Alegre

A abdominoplastia, ou dermolipectomia abdominal, é o procedimento cirúrgico que visa corrigir o excesso de pele e gordura no abdômen, principalmente após grandes perdas de peso e após a gestação, deixando-o mais liso, reto e sem flacidez. Conforme os dados da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASAPS), no ano de 2017, foram realizadas 141 mil abdominoplastias no Estados Unidos (EUA).

Tipos de Abdominoplastia

Conheça os principais tipos de abdominoplastia:

Abdominoplastia clássica

Abdominoplastia clássica é a mais realizada. A cicatriz resultante da dermolipectomia abdominal localiza-se horizontalmente na região do abdome inferior, prolongando-se lateralmente em maior ou menor extensão, dependendo do volume do abdome a ser corrigido. Esta cicatriz é planejada para ficar escondida pela roupa íntima e biquíni e na maioria das vezes, engloba a cicatriz da cesárea. Haverá também uma pequena cicatriz ao redor do umbigo. As estrias que estiverem na área de pele que será retirada com a cirurgia sairão, geralmente são as estrias que estão abaixo do umbigo. As demais ficarão posicionadas mais inferiormente no abdome, próximo a cicatriz abdominal.

Abdominoplastia em âncora

O nome deriva do formato final da cicatriz, que é em âncora ou T invertido. Indicada principalmente após grandes perdas de peso, em pacientes com importante excesso de pele e gordura no tronco (tanto no sentido horizontal quanto vertical). A cicatriz resultante localiza-se horizontalmente na região do abdome inferior e verticalmente no meio da barriga. Na maioria das vezes o umbigo da paciente é removido e um novo umbigo é feito, onde haverá uma cicatriz pequena.

Mini-abdominoplastia

Possui uma indicação muito restrita. É realizada em pacientes com pouco excesso de pele no abdome inferior e com uma cicatriz umbilical alta. A cicatriz resultante é localizada horizontalmente na região do abdome inferior. Não há cicatriz no umbigo, uma vez que o mesmo apenas mudará para uma posição mais inferior quando for necessário.

As cirurgias de abdominoplastia visam o contorno corporal, não o emagrecimento, por isso que em muitos casos a dermolipectomia abdominal é associada a lipoaspiração para melhorar o resultado final. É fundamental manter uma dieta saudável e realizar exercícios físicos regulares para prolongar os resultados obtidos com a cirurgia.

Em todos os tipos de abdominoplastia é indicado o uso da malha de compressão pelo período mínimo de um mês. O objetivo da cinta é comprimir o abdômen para diminuir o edema (acúmulo de líquidos), dar conforto e segurança, modelar suas curvas, diminuir a dor e facilitar os seus movimentos.

Agende sua Avaliação

Agende agora mesmo a sua avaliação preenchendo o formulário de contato ao lado ou pelos telefones (51) 3339.2255(51) 3339.2033 e (51) 99806.2154.

Leave a Reply